loteria

Maceió vai seguir recomendação para dose de reforço contra Covid, mas calendário não está definido

Por Naldo Cerqueira em 25/08/2021 às 13:42:19
Ministério da Saúde anunciou vacinação para idosos que já tomaram as duas doses. Secretaria municipal de Saúde informou que aguarda nota técnica do PNI para planejar imunização. Ministério da Saúde anuncia dose de reforço contra Covid para idosos com mais de 70 anos; Maceió aguarda nota técnica para planejar calendário

Pei Fon/Secom Maceió

A Secretaria Municipal de Saúde de Maceió informou que a capital vai seguir a recomendação do Ministério da Saúde para aplicar a dose de reforço da vacina contra a Covid em idosos que já tomaram a segunda dose, contudo, ainda não há um calendário definido.

O anúncio da dose de reforço foi feito pelo Ministério da Saúde, que prevê para 15 de setembro o início dessa nova etapa de vacinação, com envio das doses aos estados. O público-alvo são os idosos com mais de 70 anos e pessoas com baixa imunidade (imunossuprimidos).

Questionada pelo G1 se Maceió seguiria o calendário anunciado pelo MS, a secretaria municipal de Saúde disse que é preciso aguardar a publicação de uma nota técnica do Programa Nacional de Imunização (PNI) para planejar o cronograma.

A Secretaria da Saúde de Alagoas (Sesau) informou à reportagem, por meio de nota, que o Estado também vai seguir a recomendação do MS, "caso a Secovid altere, oficialmente, o Plano Nacional de Vacinação" (leia na íntegra ao final do texto).

ENTENDA OS TERMOS: Terceira dose, reforço, esquema vacinal e passaporte

Pelo planejamento do Ministério, a dose de reforço deve ser aplicada, preferencialmente, com o imunizante da Pfizer, mas também poderão ser utilizadas as vacinas da AstraZeneca e da Janssen.

A dose de reforço é indicada para os idosos que completaram o esquema vacinal há mais de seis meses. No caso dos imunossuprimidos, eles devem esperar 28 dias após a segunda dose.

EUA vão oferecer dose de vacina de reforço a partir de setembro

3ª dose é indicada para vacinados com CoronaVac a partir de 55 anos, diz estudo brasileiro

Segundo o Ministério, as decisões foram tomadas em conjunto com Conass, Conasems e a Câmara Técnica Assessora de Imunização Covid-19. Na semana passada, os diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendaram a dose de reforço em "caráter experimental", para idosos acima de 80 anos e pessoas com a imunidade comprometida que tomaram a vacina CoronaVac.

Um estudo realizado pelo Instituto do Coração (InCor) e Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) também apontou a necessidade desse reforço em pessoas com mais de 55 anos que receberam a CoronaVac.

O ministério também disse que o intervalo entre as doses da Pfizer e da AstraZeneca será reduzido a partir de setembro: passará de 12 semanas para 8 semanas.

Leia abaixo a íntegra da nota da Sesau:

A Assessoria de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) segue as orientações da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento da Covid-19 (Secovid), órgão vinculado ao Ministério da Saúde (MS), que, por sua vez, é guiado por discussões em câmaras técnicas com especialistas da área, que atuam mediante embasamento científico. Com isso, caso a Secovid altere, oficialmente, o Plano Nacional de Vacinação, incluindo a aplicação da terceira dose da vacina CoronaVac nos idosos, e o Ministério da Saúde envie os imunizantes, Alagoas seguirá a recomendação.

VÍDEO: Entenda os estudos que avaliam necessidade da 3ª dose

Estudos avaliam a necessidade de uma terceira dose da vacina contra a Covid no Brasil

As principais vacinas contra Covid

Veja mais notícias da região no G1 AL

Fonte: G1AL

Comunicar erro

Comentários