loteria

Cocadas da Massagueira são reconhecidas como Patrimônio Imaterial de Alagoas

Por Naldo Cerqueira em 19/08/2021 às 17:45:14
Modo de fazer o doce de coco em quadros é referência histórica e cultural da Região Metropolitana de Maceió. Cocadas da Massagueira recebem o título de Patrimônio Imaterial de Alagoas

Ascom/Secult

As cocadas da Massagueira, produzidas no polo gastronômico de Marechal Deodoro, Região Metropolitana de Maceió, receberam o título de Patrimônio Imaterial de Alagoas. O registro foi aprovado, por unanimidade, pelo Conselho Estadual de Cultura em reunião ordinária e publicado no Diário Oficial do Estado nessa quarta-feira (18).

O doce feito de coco e açúcar é considerado referência histórica e cultural da Região Metropolitana.

Após o reconhecimento como patrimônio imaterial, o modo de fazer as cocadas vai ser registrado no Livro de Registro do Patrimônio Cultural de Alagoas, na categoria I "saberes", ao lado dos outros patrimônios da gastromonia, como o Camarão do Bar das Ostras, o Doce de Caju de Ipioca e o filé de sururu.

O estudo que embasou a aprovação foi coordenado pela pesquisadora do Projeto de Educação Patrimonial de Marechal Deodoro, a arquiteta Josemary Ferrare.

“Levados pela singularidade do modo de fazer dos doces de coco em quadros, denominados 'cocadas', na área da Massagueira, e pela percepção da sua apropriação entre a comunidade mais local e pelo reconhecimento enquanto referência cultural em todo o município e, até além dele, optou-se pela construção de um dossiê que assim o registrasse, elegendo-se como objetivo geral da pesquisa”, diz um trecho da pesquisa.

“Além dos aspectos culturais, esse reconhecimento valoriza ainda mais o trabalho das fazedoras de Cocadas de Marechal Deodoro e potencializa a divulgação e a comercialização do produto deodorense”, disse a secretária de cultura, Mellina Freitas.

Cocadas da Massagueira recebem o título de Patrimônio Imaterial de Alagoas

Ascom/Secul

Cocadas da Massagueira são vendidas do Polo Gastronômico de Marechal Deodoro, Alagoas

Ascom/Secult

VÍDEO: Venda de cocadas foi afetada na pandemia

Vendedoras de cocada retomam as vendas em AL no sistema drive-thru

Conheça outros Patrimônios Imateriais de Alagoas

Conheça o Sururu: iguaria que é Patrimônio Material de Alagoas

Aprenda como preparar o doce de cajú de Ipioca, patrimônio imaterial do estado

ALTV ensina a receita do tradicional 'Camarão Bar das Ostras'

Conheça a história do peixe que foi considerado patrimônio imaterial de Alagoas

Conheça uma das riquezas mais antigas do estado, o bico e a renda singela

Veja mais notícias da região no G1 Alagoas

Fonte: G1AL

Comunicar erro

Comentários