loteria

Paróquia do Menino Jesus de Praga anuncia saída do Pinheiro por causa do afundamento do solo em Maceió

Por Naldo Cerqueira em 17/08/2021 às 18:57:33
Criada há 38 anos, igreja está em área afetada pela mineração realizada pela Braskem. Celebrações serão realizadas em imóvel provisório na Avenida Fernandes Lima. Paróquia do Menino Jesus de Praga, no Pinheiro, Maceió, vai sair do bairro devido ao afundamento de solo provocado pela mineração da Braskem

Reprodução/TV Gazeta

Quase três anos após o início dos problemas no Pinheiro e em outros três bairros, a Paróquia do Menino Jesus de Praga anunciou a saída definitiva da localidade após 38 anos de existência. É mais uma parte da história de Maceió que chega ao fim de forma forçada pela mineração da Braskem, que causou o afundamento do solo na região, a maior tragédia geológica já registrada no Brasil.

O padre Cícero Luiz Gomes Calado anunciou, por meio de um texto, que as últimas missas da igreja no Pinheiro serão celebradas neste fim de semana (confira a programação e a mensagem do pároco na íntegra ao final do texto).

A paróquia foi criada no dia 25 de março de 1983. A Pastoral da Comunicação (Pascom) informou que a mudança para o endereço provisório vai ser realizada no dia 2 de setembro. A nova sede é em um galpão alugado pela mineradora na Rua Teófilo de Barros, número 122. A rua fica ao lado da Central de Flagrantes da Polícia Civil da Avenida Fernandes Lima.

As missas no novo endereço serão realizadas de forma externa até que as obras na sede provisória sejam concluídas, o que está previsto para o começo de setembro.

Paróquia Menino Jesus de Praga, no Pinheiro, aguarda decisão da Braskem para mudança

A Pascom informou que a paróquia não teve a estrutura física comprometida pelas rachaduras, mas precisa sair definitivamente do endereço atual devido a localização em uma área atingida pelo fenômeno geológico e sofre com o esvaziamento do bairro.

Para continuar existindo, a paróquia do Menino Jesus de Praga precisa de um endereço definitivo na área sua área de jurisdição, que vai do Pinheiro (parte não afetada) até o bairro Santo Amaro.

Confira a programação

Últimas missas na paróquia no bairro do Pinheiro

Sábado (21/08): 16h

Domingo (22/08): missas 7h30, 10h, 16h e 19h e momento de Adoração às15h

Missas na sede provisória

Sábado (28/08): externa

Domingo (29/08): externa

Sábado (04/09): na parte interna da sede provisória

Domingo (05/09): na parte interna da sede provisória

Texto de despedida escrito pelo padre Cicero Luiz Gomes Calado

Caríssima Família Menino Jesus de Praga,

É como muito pesar que venho comunicar a todos como prometi deste o início deste problema no bairro do Pinheiro que afetou a todos nós e não poderia ser diferente também a nossa querida Paróquia do Menino Jesus de Praga, que com a saída de seus fiéis para outros bairros e o total esvaziamento da maior parte de sua circunscrição eclesiástica, ou seja, de seu território Paroquial, mas cedo ou mais tarde esse dia de nossa diáspora, de nossa saída chegaria. Digo a todos que nos empenhamos e lutamos com todas as nossas forças para a nossa permanência, e como vocês percebem somos os últimos a sair, nossa resistência e nossa permanência não foi um capricho, não foi para medir forças com ninguém e nem leviana, que não estávamos pensando na segurança de todos, mas simplesmente para assegurar a nossa Paróquia sua sobrevivência quando daqui na hora certa tivéssemos que sair. E sempre colocamos nas mãos de Deus que nos protegeu e de nós cuidou. Esses 2 anos e meio de lutas só nos foi possível vivenciar pela força da oração que fez a mão de Deus agir e nos fez tudo suportar e permanecer. Já sabíamos que esse dia iria chegar como também sabemos que tudo nessa vida tem um fim, porém, isso não nos faz insensíveis ao ponto de passarmos por esse momento sem dor e tristeza, por isso mais do que nunca precisamos estar na presença de Deus para que sua força nos sustente e nos faça suportar esse momento, para continuar nossa história linda de Família Paróquia Menino Jesus de Praga, pois esse momento é apenas mais uma página de nossa história que precisa ser passada, uma vez que estamos já já concretizando a nossa Igreja Provisória e no tempo vindouro de Deus a nossa Nova Matriz do Menino Jesus de Praga.

Quero convocar a todos para que neste final de semana possamos juntos participar das ÚLTIMAS CELEBRAÇÕES NA IGREJA MATRIZ DO MENINO JESUS DE PRAGA QUE ACONTECERÃO SÁBADO 21/08 AS 16h E DOMINGO 22/08 AS 7h30Min, 10h , 16h e 19h .

Você que ama o Menino Jesus de Praga, você que ama essa Paróquia do Menino Jesus de Praga, você que foi parte da história da construção dessa Igreja dedicada ao Menino Jesus de Praga, você que morou nesse bairro do Pinheiro e com certeza muitas bençãos dele recebeu, você que nesta Igreja recebeu os Sacramentos e também serviu em tantos movimento, pastorais e grupos, não pode ficar de fora, venha conosco celebrar e fazer desse momento não o último, mas um momento memorável para que quando lembrarmos desse momento, tristeza e dor não sintamos mais, mas uma grande alegria sim, revestida de saudade com certeza, de poder ter participado nesta Matriz tantos encontros lindos e abençoado. E assim nesse encontro com seu olhar, sua presença, seu abraço, possamos nos consolar uns aos outros e receber do Meninos Jesus a força pra continuarmos, pois se até aqui Ele nos ajudou e certo que ajudou, nos ajudará na nova etapa que estamos para vivenciar na Igreja Provisória enquanto preparamos para o nosso Menino Jesus de Praga outro Palácio digno do nosso Rei e Senhor.

Como vosso administrador Paroquial só tenho a dizer muito obrigado por terem me acolhido e de poder com vocês a cada dia vivenciar juntos as dores e alegrias, as derrotas e as vitórias. Digo do coração o Templo pedra nos estão tirando, mas eles não sabem a dimensão e a grandeza do Templo vivo que somos nós. Só gratidão a todos vocês Paróquia Família Menino Jesus de Praga!

Deus vos abençoe e guarde !

Aguardo a todos pra celebrarmos Juntos !

Viva o Menino Jesus de Praga!

Documentário mostra a catástrofe em Maceió

Documentário sobre bairros afetados pelas rachaduras é exibido em Maceió

Veja mais notícias da região no G1 Alagoas

Fonte: G1AL

Comunicar erro

Comentários