loteria

14% dos idosos com 80 anos ou mais não tomaram a 2ª dose da vacina contra Covid em Alagoas

Por Naldo Cerqueira em 20/07/2021 às 16:56:06
Levantamento é da Vigilância em Saúde da Sesau. Maioria dos imunizantes necessita da 2ª dose para que a imunização ao coronavírus seja completa. Maioria dos imunizantes requerem a 2ª dose para complementar a imunização contra o coronavírus

Betto Jr./Secom

A vacinação contra a Covid-19 avança em Alagoas à medida que novas doses são enviadas ao estado, mas um indicador ainda é preocupante: 14% das pessoas com mais de 80 anos ainda não tomaram a segunda dose, necessária para a imunização completa contra o coronavírus. A informação foi divulgada nesta terça-feira (20), pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

“Somente com a segunda dose é que estamos com o esquema completo e que se espera imunidade por parte do organismo”, aponta Herbert Charles Barros, superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau.

Em Maceió, a aplicação da 1ª dose está restrita por falta de imunizantes, mas a 2ª dose da AstraZeneca e da CoronaVac vem sendo aplicada normalmente.

Clique aqui para ver os locais de vacinação na capital

Mesmo quem já perdeu a data marcada no cartão de vacinação ainda deve buscar os postos de vacinação da sua cidade para tomar a 2ª dose. Os pesquisadores defendem que é a partir da 2ª aplicação que o aumento e a prolongação da eficácia vacinal ocorrem. Os riscos de desenvolver a forma grave da Covid-19 ainda são grandes apenas com a 1ª dose.

O balanço mais recente da Sesau aponta que mais de 1,6 milhão de doses da vacina contra a Covid já foram aplicadas no estado. Até domingo (18), 1.175.998 pessoas tinham recebido a primeira e outras 47.626 tomaram a dose única da Janssen. Somados, esses públicos representam 35,08% da população com algum tipo de imunização.

Por outro lado, apenas 414.844 pessoas tinham tomado a segunda dose, alcançando apenas 13,8% da população de Alagoas.

VÍDEO: A importância das duas doses das vacinas

VÍDEO: Veja perguntas e respostas sobre importância da 2ª dose de vacina contra Covid

Conheça as principais vacinas contra a Covid

Veja mais notícias da região no G1 AL

Fonte: G1AL

Comunicar erro

Comentários