loteria

Uma semana após ataque hacker, Fleury restabelece acesso aos resultados de exames via app

Sistema ainda não permite acesso aos exames por meio do site do grupo. Tentativa de invasão está sendo investigada com ajuda de 5 empresas. Fleury informou que restabeleceu...

Por Naldo Cerqueira em 29/06/2021 às 18:47:56
Sistema ainda não permite acesso aos exames por meio do site do grupo. Tentativa de invasão está sendo investigada com ajuda de 5 empresas. Fleury informou que restabeleceu acesso de clientes a exames nesta terça-feira (29), via app

Reprodução

O grupo Fleury informou que restabeleceu acesso aos resultados de exames de clientes, via aplicativo, nesta terça-feira (29), uma semana após ser alvo de uma tentativa de ataque hacker que deixou os serviços fora do ar.

Para acessar os documentos, os usuários precisam baixar o aplicativo da empresa de medicina diagnóstica.

O app possui versões para iOS e Android; para encontrar basta acessar os links no site do Fleury ou procurar o serviço para download nas lojas oficiais de Apple e Google.

Para quem já tinha o aplicativo instalado, é necessário fazer uma atualização para a nova versão.

Ainda não é possível fazer o acesso no site do grupo, que não divulgou um prazo esperado para que recurso volte à atividade.

Em novo balanço divulgado na segunda, a empresa disse que restabeleceu os sistemas em 14 hospitais dos 29 que fazem parte do grupo de medicina diagnóstica.

A empresa também havia restaurado sua central de atendimento na última sexta-feira (25).

Comunicado no site do Grupo Fleury informa sobre 'tentativa de ataque externo' contra os sistemas do grupo

Reprodução

Investigação

Segundo o Fleury, o caso está sendo investigado internamente, com a ajuda de cinco empresas: IBM, Microsoft, Accenture, PWC e Proteus.

O grupo informou que "não há quaisquer evidências de vazamento de dados e informações sensíveis". E que "a base de dados está íntegra".

Na última quinta (25) , o site "Bleeping Computer", especializado em notícias de cibersegurança, publicou que "diversas fontes" confirmaram que o Grupo Fleury teria sido atacado por um vírus de resgate (ransomware, em inglês).

O Fleury não confirmou a informação e reiterou que o caso segue sendo investigado pela força-tarefa com empresas de tecnologia.

De acordo com o "Bleeping Computer", o grupo criminoso REvil (também conhecido como Sodinokibi) estaria por trás da ação – eles foram apontados pelo FBI como responsáveis pelo ataque cibernético à JBS nos Estados Unidos, Canadá e Austrália.

Entenda o que é ransomware

VÍDEO: Ransomware - entenda como vírus é usado em extorsões

Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários