loteria

AL precisa de mais de 14 mil doses de CoronaVac para regularizar vacinação contra a Covid

Por Naldo Cerqueira em 11/05/2021 às 11:05:00
Informação é do presidente da Associação dos Municípios Alagoanos, Hugo Wanderley, que discutiu problema da suspensão da aplicação da 2ª dose do imunizante em reunião com secretários de Saúde. Estoque de CoronaVac acaba em Maceió e outros municípios de Alagoas

Instituto Butantan/Divulgação

Com dificuldade em completar o ciclo vacinal da população com a CoronaVac, Alagoas precisa ainda de 14.290 doses do imunizante, segundo informou o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley. Maceió suspendeu a aplicação da 2ª dose nesta terça-feira (11) por falta de estoque.

Na segunda (10), uma reunião técnica para discutir o assunto reuniu secretários municipais de Saúde e representantes da AMA, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

A situação preocupa porque, para que uma pessoa esteja, de fato, imunizada, são necessárias duas doses da vacina. O intervalo entre a 1ª e a 2ª dose, inicialmente, era de 21 dias. Depois, com o atraso no envio das vacinas, foi ampliado para 28 dias. Mas muita gente já está com esse novo prazo vencido porque os municípios estão sem estoque.

A previsão é de que um novo lote de CoronaVac chegue ao estado na quarta (12).

“Esperamos que o governo federal cumpra o calendário. Estamos aguardando uma nova nota técnica sobre as novas remessas de vacinas”, afirmou o presidente da AMA.

Há uma semana, o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, que fabrica a vacina CoronaVac em parceria com o laboratório chinês Sinovac, disse que houve uma redução na previsão de recebimento de matéria-prima do imunizante e atribuiu o problema à "falta de alinhamento" do governo federal. O insumo vem da China, alvo de críticas de integrantes do governo Bolsonaro.

Covas também afirmou que a lentidão e incerteza na liberação do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) vindo da China — e necessário para produção da vacina CoronaVac — podem afetar o cronograma de vacinação no país a partir de junho.

VÍDEO: Saiba tudo sobre a CoronaVac

Que vacina é essa? Coronavac

As principais vacinas contra a Covid

a

Veja mais notícias da região no G1 AL

Fonte: G1AL

Comunicar erro

Comentários