loteria

Vídeos flagram truculência de policial militar durante abordagem em Maceió

Por Naldo Cerqueira em 27/04/2021 às 22:37:04
Homem foi denunciado por vizinhos por causa do som alto. Corregedoria da Polícia Militar está investigando o caso. Vídeos flagram truculência de policial militar durante abordagem em Maceió

A Corregedoria da Polícia Militar está investigando uma ação policial no bairro Chã de Bebedouro, em Maceió. Vídeos mostram militares agindo com violência durante a abordagem. As imagens foram gravadas por familiares de um homem que foi preso em casa durante uma ocorrência de perturbação do sossego por som alto, denunciada por vizinhos.

No vídeo é possível ouvir um dos PMs pedindo os documentos ao homem. Em seguida, o policial diz que ele será conduzido até a Central de Flagrantes junto com o aparelho de som, que foi apreendido. O homem contesta a prisão. O militar pede para ele baixar o dedo e pegar uma camisa.

Um outro vídeo, gravado por vizinhos, mostra o momento em que o homem é conduzido até a viatura. Ao ser retirado de casa, já algemado, um dos militares bate a cabeça dele com força na viatura antes de colocá-lo dentro dela.

A Polícia Militar informou que a Corregedoria está analisando o caso e já foi aberto um procedimento administrativo para apurar o ocorrido.

"O Comando Geral não compactua com qualquer tipo de desvio de conduta por parte dos integrantes da corporação", disse o Major Galvão, assessor de comunicação da PM-AL.

O Ministério Público de Alagoas (MP-AL) vai requisitar a instauração de um inquérito policial militar para apurar a conduta.

"É um tipo de procedimento inaceitável dentro de pessoas que devem representar a segurança pública em Alagoas. O que nós queremos é uma polícia que chegue para proteger a população, que chegue para auxiliar na defesa de seus direitos e não para violar direitos. Tão logo chegue ao conhecimento da promotoria de Controle Externo nós não iremos hesitar em adotar as providências pertinentes para que esses policiais sejam eficazmente punidos na forma da lei", disse a Promotora de Justiça Karla Padilha.

Registros de ações violentas

A Polícia Militar informou que em 2020 foram instaurados 216 procedimentos de abuso policial pela corregedoria da PM.

Em 2021, dois casos ganharam repercussão. Um deles foi em fevereiro, no bairro Clima Bom, em Maceió. Uma família denunciou uma guarnição da PM que agiu com violência durante uma festa de aniversário. Houve disparos de bala de borracha para dispersar a aglomeração na residência.

Também houve registro de violência policial em Piaçabuçu, no mês de março. Um homem foi agredido com murros e chutes durante uma abordagem. Imagens publicadas nas redes sociais mostram que tiros chegaram a ser disparados.

Vídeos flagram truculência de policial militar durante abordagem em Maceió

Veja os vídeos mais recentes do G1 Alagoas

Veja mais notícias da região no G1 AL

Fonte: G1AL

Comunicar erro

Comentários