Personalizados
Personalizados
maragogi propagandas
NCN

Veja as comorbidades incluídas na nova etapa de vacinação contra a Covid em Alagoas

Por Naldo Cerqueira em 16/04/2021 às 18:00:22
Descrição de cada grupo de comorbidade prioritário foi definido por técnicos da Sesau, em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas. Doses da vacina de Oxford/AstraZeneca serão utilizadas para imunizar pessoas com comorbidades em Alagoas

Breno Esaki/Agência Saúde DF

Alagoas recebeu mais de 81 mil doses de vacinas contra a Covid-19 nesta sexta-feira (15). Parte desses imunizantes será para vacinar pessoas com comorbidades. Para os pacientes renais crônicos e pessoas com síndrome de Down não há definição de idade, basta ter mais de 18 anos. Porém, para as demais comorbidades, haverá escalonamento, começando pelas pessoas de 59 anos.

Veja abaixo quais outras comorbidades estão incluídas no cronograma de vacinação por idade:

todos os tipos de diabetes

pneumopatias crônicas graves

hipertensão arterial em diferentes condições

doenças cardiovasculares

doenças cerebrovasculares

imunossuprimidos

anemia falciforme

obesidade mórbida

cirrose hepática

Além dos pacientes com comorbidade, também serão vacinados já nesta nova etapa os povos de comunidades quilombolas. Essa demanda foi pleiteada por representantes das comunidades junto ao Ministério Público Federal (MPF), que oficiou o governo do Estado para que fosse tomada uma providência.

“Serão 18.500 alagoanos que serão imunizados nesta faixa etária dos 59 anos, que foram previamente determinados pelo Ministério da Saúde. O quantitativo de doses recebidas foi dividido e Alagoas vai vacinar, também, a população quilombola, continuar vacinando profissionais de saúde e, claro, os pacientes com comorbidades, desde que ele esteja com 59 anos”, explica o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres.

Como comprovar a comorbidade na hora da vacina?

As definições de comorbidades foram estabelecidas em documento elaborado por técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL).

Para efeitos de comprovação da comorbidade, é necessário levar original e cópia de um dos seguintes documentos:

Prescrição médica para a vacina contendo a condição que justifica a imunização

Exames específicos que estabelecem o diagnóstico

Relatório médico

Receitas para terapêutica específica de condições descritas

Cadastros em sistemas específicos do Sistema Único de Saúde

Para as pessoas com doenças reumáticas imunomediadas, pacientes oncológicos, transplantados e demais pacientes imunossuprimidos, porém, será exigida a apresentação de prescrição médica, "uma vez que a eficácia e segurança da vacina COVID-19 não foram avaliadas nestas populações. Assim sendo, a avaliação prévia realizada pelo médico assistente/especialista é obrigatória para que haja a segurança no processo da vacinação", diz trecho da nota técnica.

A cópia do documento comprobatório apresentado ficará retida pelo profissional da equipe de vacinação. Quando chegar o momento de tomar a segunda dose da vacina, será necessário levar novamente original e cópia para nova comprovação.

As 48.750 doses da AstraZeneca, que tem um intervalo maior (de três meses) entre a primeira e a segunda dose serão utilizadas para imunizar o público com comorbidades. Já as 32.800 doses da CoronaVac ficarão retidas no Programa Nacional de Imunizações em Alagoas (PNI-AL) para segunda dose dos idosos que já vêm sendo vacinados com elas.

“Devido ao comunicado do Instituto Butantan de que a produção de vacinas no mês de abril será baixa, a Secretaria de Estado da Saúde, de forma preventiva, está armazenando este novo quantitativo para segunda dose”, explica o secretário Alexandre Ayres.

Onde se vacinar

Os pacientes renais crônicos que fazem diálise serão vacinados nos serviços de nefrologia aos quais estão vinculados. O objetivo é facilitar a logística, inclusive quanto à comprovação da condição.

As demais pessoas incluídas nesta etapa podem procurar os postos de vacinação da sua cidade. Maceió disponibiliza oito locais que funcionam de 9h às 16h:

Drive-thru do Estacionamento de Jaraguá

Drive-thru da Justiça Federal (na entrada do Conjunto José Tenório)

Shopping Maceió (Mangabeiras)

Shopping Pátio (Cidade Universitária)

Papódromo (Dique Estrada)

Ginásio Arivaldo Maia (Jacintinho)

Praça do Osman Loureiro (Clima Bom)

Praça Padre Cícero, em frente ao Terminal no Benedito Bentes

Saiba mais sobre a vacina de Oxford/Astrazeneca

Que vacina é essa? Oxford Astrazeneca

Veja quais as principais vacinas contra a Covid

Veja mais notícias da região no G1 Alagoas

Fonte: G1AL

Comunicar erro
LOTERIA MARAGOGI

Comentários

Personalizados