loteria

Idosos são enganados com falsa aplicação de vacina no Rio de Janeiro

A prefeitura de Petrópolis confirmou que a seringa utilizada estava vazia no momento da aplicação e afastou a técnica de enfermagem que será ouvida nesta segunda-feira. Nos casos em Niterói, a enfermeira também foi afastada da função e será investigada pela Secretaria Municipal de Saúde.

Por Naldo Cerqueira em 16/02/2021 às 10:45:43

Imagens obtidas pela CNN nesta segunda-feira mostra dois idosos recebendo uma falsa aplicação da vacina contra a Covid-19 em Petrópolis e Niterói. Os vídeos foram gravados pelos familiares.

Em Petrópolis, o caso aconteceu no posto de vacinação montado em uma universidade da cidade, no primeiro dia em que a imunização começou a ser feita em idosos acima de 90 anos.

A prefeitura de Petrópolis confirmou que a seringa utilizada estava vazia no momento da aplicação. Após a denúncia e o vídeo viralizar nas redes sociais, equipes da secretaria de Saúde da cidade fizeram contato com a família e a idosa foi vacinada com a dose contra a Covid-19, segundo o município.

A técnica de enfermagem, que foi filmada no momento da falsa aplicação, foi afastada e será ouvida nesta segunda-feira (15) em um procedimento interno. Segundo a prefeitura, a profissional é contratada para realizar a imunização na cidade. O município também informou ter aberto um canal de comunicação para esclarecimento de dúvidas e recebimento de denúncias.

Em Niterói, o vídeo mostra o momento em que a técnica insere a seringa e não aplica a dose em um idoso. De acordo com a prefeitura de Niterói, a enfermeira foi afastada da função e será investigada pela Secretaria Municipal de Saúde.

"A família do idoso foi imediatamente contatada e acolhida. Uma visita foi agendada para o mesmo dia, no qual o médico e a enfermeira responsável realizaram a aplicação da vacina na casa do idoso", disse a prefeitura, em nota.

Na capital fluminense, os profissionais que aplicam a vacina foram orientados a mostrar a seringa sendo cheia de imunizante antes da aplicação. Tudo para evitar fraudes e dar mais segurança no processo. Além disso, familiares são autorizados a filmarem e fotografarem o momento da vacinação.

Fonte: CNN Brasil

Comunicar erro

Comentários