loteria

Um em cada cinco motoristas homens dirigiu após beber em Alagoas, diz IBGE

Por Naldo Cerqueira em 18/11/2020 às 18:05:03
Pesquisa retrata dados de 2019. Além do consumo de álcool, levantamento também traçou o perfil dos fumantes em todo estado; homens e jovens são os que fumam mais. Pesquisa do IBGE mostrou consumo de bebida álcool entre os alagoanos

Divulgação

A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), divulgada nesta quarta-feira (18) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou que um em cada cinco motoristas homens em Alagoas dirigiu após ingerir bebida alcoólica em 2019. O estudo aponta mais hábitos relacionados ao consumo de álcool e tabaco.

O levantamento levou em conta os motoristas que conduziram carro ou motocicleta após o consumo de bebida alcoólica, independente da quantidade. Os motoristas homens (18,9%) dirigiram mais depois de beber álcool do que as mulheres (6,6%).

Os jovens entre 18 e 24 anos foram os que mais beberam após dirigir (23,3%). Já os idosos foram os que menos consumiram álcool antes de conduzir carro ou motocicleta (6,2%).

Ingestão de álcool em Alagoas

Como o consumo de bebida alcoólica é um dos maiores fatores de risco para a população, sendo considerado uma das principais causas de Doenças Crônicas Não Transmissíveis, acidentes de trânsito e casos de violência, o IBGE levantou dados sobre a frequência de ingestão de álcool pelos alagoanos.

Entre os homens adultos, 23,8% disseram que beberam pelo menos uma vez na semana no ano de 2019. Entres as mulheres a taxa foi de 9,4%. Os que mais ingeriram álcool pelo menos uma vez na semana foram adultos entre 25 e 39 anos (19,8%), em seguida os jovens de 18 a 24 anos e adultos de 40 a 59 anos (16,8%). O menor resultado foi entre as pessoas com 60 anos ou mais: apenas 8% relataram que consumiram bebida alcoólica.

Na comparação entre faixas de renda, o IBGE revelou que quanto maior o rendimento, maior o índice de pessoas que consomem bebida alcoólica. O índice começa com 13,3% entre os sem rendimento até ¼ do salário mínimo, chega a 18,9% entre os que estão na faixa de mais de 1 a 2 salários e dispara entre os que ganham mais de 5 salários: 45,8%.

Perfil dos fumantes

O estudo também mostra o perfil dos fumantes em Alagoas. Os dados levantados apontam que 256 mil pessoas maiores de 18 anos consumiram produtos derivados de tabaco, fumado ou não fumado, de uso diário ou ocasional em 2019, o que representa 10,6% da população. O consumo foi maior entre os homens (13,95%) do que entre as mulheres (7,9%).

A maior proporção de fumantes foi na faixa etária de 40 a 59 anos (13,2%), e a menor, entre os de 18 a 24 anos (8,1%).

A pesquisa diz também que há mais fumantes entre os que têm menos escolaridade. As pessoas que mais fumaram em Alagoas tem o nível fundamental incompleto (15,8%). A proporção vai diminuindo a medida que o grau de instrução é maior: 12,7% têm o fundamental completo e médio incompleto, 4,8% médio completo/superior incompleto e 1,7% entre homens e mulheres com nível superior.

Veja os vídeos mais recentes do G1 Alagoas

Veja mais notícias da região no G1 Alagoas

Fonte: G1AL

Comunicar erro

Comentários