loteria

Após decisão do TSE sobre Luciano Barbosa, urnas eletrônicas são transportadas para Arapiraca, AL

Por Naldo Cerqueira em 12/11/2020 às 14:31:40
TRE informou que equipamentos estão lacrados e não foram modificados. Urnas eletrônicas seguem para Arapiraca, AL, após TSE manter nome de Luciano Barbosa, candidato à Prefeitura.

Heloise Hamada/G1

Após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidir manter o nome de Luciano Barbosa nas urnas eletrônicas como candidato à prefeitura de Arapiraca sub judice, os 413 equipamentos permanecem lacrados e seguem para o município nesta sexta-feira (12). A informação sobre as urnas foi divulgada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL).

Na quinta (11), a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do TRE-AL abriu as audiências de geração de mídias e cargas de urnas e suspendeu os trabalhos por causa do julgamento no TSE.

“Desde a decisão do colegiado alagoano até esta data não houve nenhum tipo de interferência nas mídias dessas urnas eletrônicas. Todas permaneceram lacradas e armazenadas e, com a decisão superior, serão preparadas para o transporte para Arapiraca”, explicou o presidente do TRE de Alagoas, desembargador Pedro Augusto Mendonça de Araújo.

O colegiado do TSE decidiu, por 4 votos a 3, que os nomes dos candidatos a prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, e da vice, Rutineide Pereira, constem nas urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições no domingo (15). O TRE-AL havia determinado a retirada dos nomes das urnas.

Os ministros suspenderam a decisão da Justiça de Alagoas, mantendo Luciano Barbosa na disputa até que sejam esgotadas todas as possibilidades de recursos.

Crise política e expulsão do partido

A decisão do TRE que suspendeu a candidatura de Luciano Barbosa à prefeitura de Arapiraca foi tomada sob o entendimento de que o candidato não preenche os requisitos do Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) e outros requisitos do registro eleitoral.

A crise na candidatura de Barbosa se agravou depois que o MDB, partido do qual ele era filiado, o expulsou por violações ao Código de Ética e ao Estatuto do partido.

De acordo com o partido, o processo contra Luciano Barbosa foi aberto em reação a atitudes do vice-governador que afrontam orientações políticas dos diretórios estadual e nacional.

VÍDEOS: Tire dúvidas sobre as eleições de 2020

Fonte: G1AL

Comunicar erro

Comentários