Personalizados
Personalizados
maragogi propagandas

Governo prorroga prazo para renovação de contratos do Fies

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) prorrogou para 30 de novembro o prazo para a renovação semestral dos contratos de financiamento concedidos pelo Fundo [...]

Por Naldo Cerqueira em 03/11/2020 às 14:32:42

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) prorrogou para 30 de novembro o prazo para a renovação semestral dos contratos de financiamento concedidos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2020. Os aditamentos dos contratos deverão ser feitos pelo sistema SisFies.

A Portaria n¬ļ 655/2020 que prorroga o prazo foi publicada hoje (3) no Di√°rio Oficial da Uni√£o. A medida vale para contratos simplificados e n√£o simplificados.

No caso de aditamento n√£o simplificado, quando h√° altera√ß√£o nas cl√°usulas do contrato, como mudan√ßa de fiador, por exemplo, o aluno precisa levar a documenta√ß√£o comprobatória ao banco para finalizar a renova√ß√£o. J√° nos aditamentos simplificados, a renova√ß√£o é formalizada a partir da valida√ß√£o do estudante no sistema.

Os contratos do Fies devem ser renovados semestralmente. O pedido de aditamento é feito inicialmente pelas institui√ß√Ķes de ensino e, em seguida, os estudantes devem validar as informa√ß√Ķes inseridas pelas faculdades no SisFies. Inicialmente, o prazo seria até 31 de outubro, para contratos assinados até dezembro de 2017. Os contratos do Novo Fies, firmados a partir de 2018, têm prazos definidos pela Caixa Econômica Federal.

Prazo

O dia 30 de novembro também é a data limite para a realiza√ß√£o de transferência integral de curso ou de institui√ß√£o de ensino e de solicita√ß√£o de aumento do prazo de utiliza√ß√£o do financiamento, referente ao segundo semestre deste ano.

Os Documentos de Regularidade de Matrícula, emitidos pelas institui√ß√Ķes de ensino, que tiveram os seus prazos de validade expirados, dever√£o ser acatados pelos bancos, para renova√ß√£o do financiamento até 30 de novembro.

O Fies é o programa do governo federal que tem como meta facilitar o acesso ao crédito para financiamento de cursos de ensino superior oferecidos por institui√ß√Ķes privadas. Criado em 1999, ele é ofertado em duas modalidades desde 2018, por meio do Fies e do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies).

O primeiro é operado pelo governo federal, sem incidência de juros, para estudantes que têm renda familiar de até três sal√°rios mínimos por pessoa; o percentual m√°ximo do valor do curso financiado é definido de acordo com a renda familiar e os encargos educacionais cobrados pelas institui√ß√Ķes de ensino. J√° o P-Fies funciona com recursos dos fundos constitucionais e dos bancos privados participantes, o que implica cobran√ßa de juros.

Fonte: Agência Brasil

Comunicar erro
LOTERIA MARAGOGI

Coment√°rios

Personalizados