loteria

Comissão de Ética do MDB em Alagoas decide expulsar Luciano Barbosa

Por Naldo Cerqueira em 23/10/2020 às 16:55:55
Por 5 votos a 2, partido desfilou o vice-governador. Justificativas foram violações ao Código de Ética e ao Estatuto do MDB. Luciano Barbosa, vice-governador de Alagoas e candidato à prefeitura de Arapiraca

Arquivo pessoal

A Comissão de Ética do MDB em Alagoas decidiu nesta sexta-feira (23), por 5 votos a 2, expulsar expulsar o vice-governador Luciano Barbosa do partido por violações ao Código de Ética e ao Estatuto do partido. A desfiliação partidária de Barbosa foi realizada em sessão na sede do partido, em Maceió.

Luciano Barbosa é candidato à prefeitura de Arapiraca, cidade do Agreste de Alagoas. O G1 entrou em contato com a assessoria do vice-governador, que informou que vai se posicionar por meio de nota.

De acordo com o partido, o processo contra Luciano Barbosa foi aberto em reação a atitudes do vice-governador que afrontam orientações políticas das instâncias superiores do partido, os Diretórios Estadual e Nacional. Depois de ouvir acusação e defesa, a Comissão de Ética decidiu, por maioria, acolher o parecer do relator do processo, Ronaldo Medeiros.

Os dois votos contra a expulsão foram dos membros do Conselho de Ética José Macedo e Yale Fernandes. O partido informou que Luciano Barbosa não compareceu e nem enviou advogado à reunião.

Segundo a ata do julgamento, a decisão de aplicar a expulsão, pena mais severa prevista no Estatuto do MDB, foi tomada "porque a defesa de Luciano Barbosa não apresentou "argumentos que possam justificar as infrações cometidas pelo filiado". Segundo o relatório, Luciano Barbosa "levantou teses contraditórias apenas para tumultuar o julgamento, como forma de protelar a decisão".

O MDB disse que "não existe nenhuma discriminação pessoal contra o representado" e que a representação para abertura do processo na Comissão de Ética "é uma prerrogativa prevista no Estatuto e no Código de Ética do MDB, a qual foi exercida pela parte representante".

Comissão de Ética do MDB em Alagoas em sessão que decidiu a expulsão de Luciano Barbosa do partido

Ascom/MDB/AL

Veja os vídeos mais recentes do G1 AL

Fonte: G1AL

Comunicar erro

Comentários