loteria

Hospital Regional da Zona da Mata começa a atender pacientes da 3ª Região de Saúde de AL

Por Naldo Cerqueira em 06/10/2020 às 11:25:19
A partir desta terça (6) moradores de 11 municípios serão atendidos pela unidade de saúde. Moradores de 11 municípios da Zona da Mata de AL serão atendidos pela unidade de saúde.

Márcio Ferreira

O Hospital Regional da Mata foi inaugurado em União dos Palmares, Zona da Mata alagoana, e começou a funcionar nesta terça-feira (6). Além do atendimento de urgência e emergência, o hospital vai disponibilizar uma unidade de internação, centro de diagnóstico, cirúrgico e assistência ambulatorial.

Pacientes de onze municípios vão receber atendimento no Hospital da Mata. O secretário de saúde de Alagoas, Alexandre Ayres, destacou a importância de distribuir a demanda hospitalar.

"União dos Palmares era um dos municípios que mais demandavam o Hospital Geral do Estado em Maceió, ou seja, que mais encaminhava pacientes ao HGE. Essa descentralização da rede hospitalar é muito importante para que o cidadão seja atendido de maneira mais rápida e, principalmente, mais próximo de sua casa"

O novo hospital vai dispor de 30 leitos de UTI, 25 de emergência, 30 de internamento clínico, 26 de internamento cirúrgico, sete de recuperação anestésica e quatro salas instaladas no centro cirúrgico.

Atendimento

Para ser atendido no Hospital Regional da Zona da Mata, os usuários terão que ser encaminhados pelas unidades mistas e hospitais municipais de pequeno porte dos 11 municípios da 3ª Região de Saúde.

Para isso, no entanto, será necessário que a Central de Regulação Estadual seja comunicada, visando organizar o fluxo e agilizar a assistência. O único atendimento que terá demanda espontânea será o serviço de urgência e emergência, com porta aberta para os usuários, mas, mediante classificação de risco, segundo prevê o Protocolo de Manchester, utilizado em unidades de saúde de todo o mundo.

Além da população de União dos Palmares, serão beneficiados os moradores de Murici, Branquinha, Santana do Mundaú, Ibateguara, Colônia Leopoldina, Novo Lino, Jundiá, Campestre, Joaquim Gomes e São José da Laje.

O hospital recebeu investimentos do Tesouro Estadual da ordem de R$ 32,3 milhões. Segundo o Governo do Estado, durante as obras, foram empregados mais de 160 operários. Inicialmente, a unidade de saúde vai gerar cerca de 600 empregos diretos na área da saúde.

Hospital Regional da Zona da Mata, AL, é inaugurado

Márcio Ferreira

Veja os vídeos mais recentes no G1 AL

Veja mais notícias da região no G1 Alagoas

Fonte: G1AL

Comunicar erro

Comentários