loteria

Em operações simultâneas, SSP e MP desarticulam organizações criminosas no Litoral Norte de Alagoas

Por Naldo Cerqueira em 29/09/2020 às 08:55:50
Três operações foram deflagradas: Ilha de Ferro, Duplo Alto e Goel. Elas combatem crimes de tráfico, roubos, homicídios, porte e posse de armas. Policiais cumprem mandados na Operação Ilha de Ferro, na Barra de Santo Antônio, Litoral Norte de Alagoas

Ascom/MP

Três operações simultâneas da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AL) junto com o Ministério Público Estadual (MP-AL) são realizadas no Litoral Norte de Alagoas nesta terça-feira (29). Elas combatem crimes de tráfico, roubos, homicídios, porte e posse de armas. Ainda não se tem informações sobre a quantidade de presos.

Operação Ilha de Ferro

A Operação Ilha de Ferro tem o objetivo de prender integrantes de duas organizações criminosas especializadas em tráfico de drogas. Ao todo, foram expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital 15 mandados de prisão e outros 23 de busca e apreensão.

A ação ocorre na Barra de Santo Antônio, Litoral Norte de Alagoas. Segundo as investigações, além do comércio ilegal de drogas, eles utilizam armas de fogo para praticar outros crimes.

De acordo com o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), as organizações criminosas possuem uma hierarquia que funciona de forma rigorosa e cada integrante dela tem sua missão a cumprir dentro da comercialização das drogas e da segurança de seus subordinados.

De acordo com as investigações, uma das organizações, que tem atuação na Barra 1, agia na venda de entorpecente. Uma outra organização foi identificada na Ilha da Crôa, na Barra 2, que era chefiada por um homem que usava a atividade de guia de turismo para o tráfico de drogas.

As investigações apontam ainda que a organização que atuava na Barra 1 tinha a participação de mulheres, uma delas é a esposa do chefe do tráfico. Segundo a polícia, ela seria o seu "braço-direito", atuando como elo entre os compradores de entorpecentes e as duas organizações investigadas.

Operação Goel

Uma outra operação, intitulada Goel, desarticula uma organização criminosa que atuava na cidade de São Luís do Quitunde praticando crimes de homicídio, roubo e tráfico de droga. Segundo a polícia, foi constatado que a organização está em guerra com um outro grupo, o que resultou em vários homicídios ocorridos na cidade.

Participaram da operação militares da 3ª Companhia, do Batalhão de Radiopatrulha (BPRp), do Batalhão Ambiental (BPA), do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran).

Operação Duplo Alto

Segundo a polícia, os crimes eram cometidos em Maragogi, Japaratinga e possuía uma ramificação em Maceió. Dez mandados de prisão e 12 de busca e apreensão estão sendo cumpridos contra suspeitos de crimes de tráfico de drogas, roubos e homicídios.

A investigação apontou que o líder da organização comandava vários delitos de dentro do sistema prisional de Pernambuco. Onze integrantes foram identificados, sendo nove homens, um menor de idade, e uma mulher.

De acordo com a polícia, a mulher foi presa em julho deste ano depois de tentar transportando 9 kg de maconha de Maragogi para Maceió.

A Polícia Civil participou com equipes do Tático Integrado de Grupos de Resgate Especiais (TIGRE), Seção de Capturas, Antisequestro e Núcleo de Inteligência, todos pertencentes à Divisão Especial de Investigações e Capturas (DEIC), além da Asfixia e Gerência de Polícia Judiciária (GPJ-2). O Grupamento Aéreo, da SSP, também participou da operação.

Todos os presos e materiais apreendidos serão encaminhados para a sede da Deic, no bairro da Santa Amélia, em Maceió, para a confecção dos procedimentos cabíveis.

Operação Ilha de Ferro acontece no Litoral Norte de Alagoas

Ascom/SSP

Veja os vídeos mais recentes do G1 AL

Veja mais notícias da região no G1 Alagoas

Fonte: G1AL

Comunicar erro

Comentários