loteria

'Tragédia anunciada': senador Rodrigo Cunha cita relatório de 2019 sobre risco no Mutange, em Maceió

.

Por Naldo Cerqueira em 01/12/2023 às 20:51:22
Serviço Geológico do Brasil divulgou há 4 anos resultado de estudos que apontavam necessidade de estabilizar erosão das minas da Braskem para evitar colapso. Mineração levou à desocupação de mais de 14 mil imóveis, afetando cerca de 60 mil pessoas. Senador de Alagoas comenta sobre colapso em mina que fez solo afundar

O senador Rodrigo Cunha (PODEMOS-AL) afirmou nesta sexta-feira (1º), em entrevista à Globo News nesta sexta-feira (1º), que o afundamento do solo em Maceió era uma tragédia anunciada. O parlamentar lembrou o relatório do Serviço Geológico do Brasil, divulgado em 2019, que apontava a necessidade de estabilizar a erosão das minas da Braskem para evitar colapso.

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

O resultado da análise foi divulgado um ano depois de as primerias rachaduras surgirem em casas e ruas do Pinheiro, bairro vizinho ao Mutange, onde está localizada a maioria das minas de extração de sal-gema, atividade que agravou a instabilidade no solo da cidade e levou à desocupação de mais de 14 mil imóveis, afetando cerca de 60 mil pessoas.

"Não é um fenômeno da natureza. Foi provocado pela exploração durante 40 anos de um mineral, sal-gema, em uma área urbana. Foram explorando esse tipo de material sem qualquer tipo de fiscalização e que, quando se descobriu, a terra já estava oca por baixo. Essas minas estão se conectando uma com a outra", disse o senador.

Em nota, a Braskem afirmou que a extração de sal-gema foi totalmente encerrada em maio de 2019 e que desde então vem realizando ações para o fechamento definitivo das minas. Disse também que as atividades para preenchimento da mina 18 estavam em andamento e foram suspensas preventivamente devido à movimentação atípica no solo (leia a íntegra ao final do texto).

No início da semana, a Defesa Civil alertou para o risco de colapso de uma das 35 minas de extração de sal-gema da Braskem. A gravidade da situação levou a Prefeitura de Maceió a decretar situação de emergência, que foi reconhecida pelo governo federal nesta sexta.

Entenda risco de colapso de mina da Braskem em Maceió

Após a divulgação do relatório do Serviço Geológico do Brasil, foram emitidas as primeiras ordens de evacuação para moradores do Pinheiro, Mutange e Bebedouro, depois a evacuação foi ampliada para parte do Bom Parto e do Farol.

A mina 18, que está prestes a colapsar, fica localizada em uma área em que não há mais moradias. Entretanto, moradores de bairros vizinhos foram obrigados a deixar suas casas por precaução. O Hospital Sanatório, no bairro do Pinheiro, transferiu todos os seus pacientes para outras unidades de saúde.

LEIA TAMBÉM:

INFOGRÁFICO: Entenda o risco de colapso das minas da Braskem em Maceió

Existe a possibilidade de que, ao desabar, a mina em situação mais crítica faça implodir também duas minas vizinhas, formando uma cratera da largura do estádio do Maracanã (veja infográfico abaixo) para onde será escoada a água da lagoa, terra e detritos, transformando a mina em um lago com profundidade de 8 a 10 metros. Em três dias, o solo da mina 18 já cedeu quase 2 metros.

Nota da Braskem

A extração de sal-gema foi totalmente encerrada em maio de 2019, e a Braskem vem adotando as medidas para o fechamento definitivo dos poços de sal, conforme plano apresentado às autoridades e aprovado pela Agência Nacional de Mineração (ANM). O plano registra 70% de avanço nas ações, e a conclusão dos trabalhos está prevista para meados de 2025. Das 35 cavidades, 9 receberam a recomendação de preenchimento com areia. Destas, cinco tiveram o preenchimento concluído, em outras três os trabalhos estão em andamento e uma já está pressurizada, indicando não ser mais necessário o preenchimento com areia. Além dessas, em outras 5 cavidades foi confirmado o status de autopreenchimento. As demais 21 cavidades estão sendo tamponadas e/ou monitoradas, sendo que em 7 delas o trabalho já foi concluído.

Todo o trabalho segue prazos que são pactuados no âmbito do plano de fechamento, que é regulamente reavaliado com a ANM. As atividades para preenchimento da cavidade 18 estavam em andamento e foram suspensas preventivamente devido à movimentação atípica no solo.

Mapa mostra a localização dos 35 minas de sal-gema que estão sendo fechados pela Braskem em Maceió

Arte g1

Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL

Veja mais notícias da região no g1 AL
Comunicar erro

Comentários