Os membros da tribo Doma, também conhecidos como VaDoma ou tribo Bantwana, são frequentemente apelidados de "Povo Avestruz" por causa de uma deformação nos pés de muitos dos seus integrantes, que vivem na árida região de Kanyemba (norte do Zimbábue).
A ectrodactilia, uma mutação genética também conhecida como síndrome da garra da lagosta, refere-se à ausência de um ou mais dedos das mãos ou pés no nascimento. Acredita-se que a condição incomum esteja presente em cerca de uma em cada quatro crianças nascidas na tribo Doma.
A maioria dos membros não tem os trêdedos do meio e, em vez disso, tem apenas os dois dedos externos, que ficam virados para dentro. Esta é uma condição autossômica dominante resultante de uma única mutação no cromossomo 7.
Os anciãos do povo VaDoma afirmam que seus ancestrais remotos eram seres parecidos com pássaros que vieram das estrelas e misturaram seu DNA com mulheres terrestres primitivas para produzir descendentes. Os anciãos afirmam que seus ancestrais vieram dos sistemas estelares de Sirius e primeiro estabeleceram colônias em um planeta dentro de nosso sistema solar que eles chamam de Liitolafisi
.
Para evitar a propagação da condição virou lei que os membros só se casem dentro do grupo a que pertencem. Devido às suas leis e ao isolamento, eles mantiveram a mutação genética que ocorre mais do que em qualquer outra população.