loteria

Com ciclo de palestras, Seduc e PCAL fortalecem ações de prevenção da violência

Por Naldo Cerqueira em 18/04/2023 às 11:30:15
Escola Estadual Eunice Campos, no Benedito Bentes, em Maceió, foi a primeira a receber equipes Para fortalecer as ações de prevenção a qualquer forma de violência, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP) iniciaram, nesta, quinta-feira (13), ações de conscientização nas escolas da rede estadual de ensino. A primeira unidade a receber a visita dos agentes de segurança foi a Escola Estadual Eunice Campos, localizada no bairro Benedito Bentes, parte alta de Maceió. O ciclo de palestras faz parte do Plano de Prevenção à Violência nas Escolas, anunciado nessa quarta-feira (13) pelo governador de Alagoas, Paulo Dantas.

Juntos Por Uma Alagoas de Todos

O plano inclui o fortalecimento da Ronda Escolar, visitas às escolas públicas e privadas, com reuniões diárias sobre segurança nas unidades de ensino, além da criação de um núcleo de inteligência de segurança escolar. Alunos, professores e servidores da escola também puderam expor seus pontos de vista. Todos acompanharam atentos a palestra ministrada pelo delegado de Polícia Civil Sidney Tenório, titular da Delegacia de Crimes Cibernéticos, que buscou tranquilizar a comunidade escolar após a divulgação de ameaças de ataques a escolas de Alagoas, nas redes sociais.

Juntos Por Uma Alagoas de Todos

Thiago Ataíde / Ascom Seduc

Na oportunidade, o delegado esclareceu que quem produz e dissemina esse tipo de conteúdo na internet está cometendo um delito. “Não é brincadeira. Ameaça é crime. A internet não é uma terra sem lei, e a polícia não tem tratado nenhum desses casos como brincadeira. Nós temos uma parceria muito forte com a Polícia Militar. Criamos uma verdadeira força-tarefa. Estão sendo feitas rondas nas escolas, e a Polícia Civil, por meio do setor de inteligência, tem chegado às pessoas que estão fazendo essas ameaças nas redes sociais. Portanto, é importante que vocês saibam que há uma responsabilização por esses atos criminosos, e que nós estamos trabalhando incansavelmente para manter as escolas seguras”, pontuou Tenório.

À frente da 13ª Gerência Regional da Educação, à qual a escola está vinculada, o gerente Cássio Costa afirmou que a ação educativa reforça a parceria entre Educação e Segurança Pública, demonstrando, assim, que ambas seguirão atuando no sentido de promover um ambiente escolar seguro e acolhedor. “Além de orientar nossos estudantes e professores, essa iniciativa de hoje também é uma oportunidade de esclarecer para a comunidade escolar que nenhuma ação dessa natureza ficará impune. Isso mostra que as forças de segurança vêm acompanhando as denúncias e identificando os responsáveis. E vale destacar que a Polícia Civil vai percorrer, com essas palestras, todas as escolas da nossa gerência, chegando, inclusive, ao interior do estado”, adiantou o gerente, durante o encontro que também contou com a presença de representantes do Conselho Tutelar da região

Juntos Por Uma Alagoas de Todos

Thiago Ataíde / Ascom Seduc
Comunicar erro

Comentários