loteria

Audiência pública discute abertura de ruas do Corredor Vera Arruda, em Maceió

Por Naldo Cerqueira em 04/04/2023 às 17:36:57
Projeto da SMTT prevê abertura de quatro vias para o tráfego de veículos motorizados. Especialistas dizem que medida é solução paliativa para o problema dos congestionamentos na cidade. Audiência pública discute abertura de ruas no Corredor Vera Arruda, em Maceió

Clara Cataldo/TV Gazeta

Foi realizada nesta terça-feira (4) a audiência pública que debateu o projeto da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de abrir para o tráfego de veículos motorizados 4 ruas do Corredor Vera Arruda.

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

A reunião, que aconteceu no Auditório da Associação Comercial, no Jaraguá, não tem caráter decisivo, mas serve para estimular o debate sobre os pontos positivos e negativos da medida. Segundo a SMTT, a decisão final depende de estudos aprimorados que ainda estão sendo feitos.

A audiência, convocada pelas vereadoras Teca Nelma e Olivia Tenório, reuniu parlamentares, representantes da SMTT, moradores da região do Corredor Vera Arruda, contrários à medida, e pessoas que apoiam a abertura de vias.

O Vera Arruda tem pouco mais de 1 km de extensão e 15 ruas, das quais apenas duas são acessíveis para veículos. O projeto da SMTT prevê a abertura de mais quatro vias, mas apenas em horário comercial.

Durante a audiência, o superintendente da SMTT, André Costa explicou que um dos objetivos é diminuir o tempo de viagem de quem utiliza ônibus. A SMTT argumenta que a abertura diminuiria pela metade o tempo gasto nos trajetos na região.

"A gente está falando do interesse não só de quem mora lá [no corredor] mas também do interesse dos mais 175 mil usuários de ônibus que passam todos os dias pela região. Para equilibrar os interesses de todo mundo, as vias seriam abertas quando as pessoas basicamente não estão utilizando o Corredor", explicou.

VÍDEOS: ilustração mostra como ficará o Corredor com abertura de ruas

Para o presidente da Associação Comunitária dos Moradores do Loteamento Stella Maris, José Queiroz, a abertura de ruas para veículos prejudicaria a preservação do Corredor enquanto espaço de lazer, esportes e área verde.

"O Vera Arruda é de toda a cidade. Vocês precisam ver o prazer dos turistas, das pessoas de fora. As pessoas amam. O que a gente quer é a preservação do corredor. Essa luta é por uma cidade que atenda às pessoas", defendeu.

Pessoas contrárias à abertura de ruas para o tráfego de veículos no Corredor Vera Arruda levaram faixas para a audiência pública

Clara Cataldo/TV Gazeta

LEIA TAMBÉM:

Melhoria no trânsito não duraria 5 anos após abertura de ruas, diz especialista

A abertura do Vera Arruda ainda está em discussão e uma consulta pública foi aberta para questionar a população sobre o assunto. Segundo a SMTT, a decisão final depende de estudos aprimorados que ainda estão sendo feitos e a consulta pública, apesar de não ser decisiva, será considerada.

Para a vereadora Teca Nelma, a proposta de abertura de vias do Corredor levantou uma discussão mais ampla sobre mobilidade urbana em Maceió.

"A discussão sobre o corredor precisa ser o pontapé para que a gente avance enquanto cidade. Não podemos perder a oportunidade de discutir mobilidade a partir do investimento no transporte coletivo de qualidade, no estímulo de uso de bicicletas e na diminuição de tantos veículos individuais na cidade. Isso vai garantir qualidade de vida", afirmou a vereadora.

O projeto da SMTT foi apresentado à Promotoria de Urbanismo do Ministério Público de Alagoas, que acompanha a discussão. O promotor de Justiça Jorge Dória disse que o MP-AL solicitou à SMTT dados sobre o projeto de abertura de vias, algo que foi cobrado por especialistas.

"O MP já instaurou um procedimento mesmo antes de haver uma decisão [em relação à abertura de vias]. Nesse procedimento, eu já requisitei todas as informações oficiais sobre o projeto com todos os questionamentos que foram colocados para uma análise", explicou o promotor.

Audiência pública discute abertura de ruas no Corredor Vera Arruda, em Maceió

Clara Cataldo/TV Gazeta

Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL

Veja mais notícias da região no g1 AL
Comunicar erro

Comentários