loteria

Gripe, 'tosse dos canis'... Saiba como prevenir doenças em cães durante o outono

Por Naldo Cerqueira em 24/03/2023 às 15:33:55
Veterinária explica os sintomas, o tratamento e como prevenir as doenças. Durante o outono, cães podem sofrer mais com doenças que afetam o sistema respiratório

Ascom SMS

As mudanças no clima que acontecem com a chegada do outono, estação entre o verão (mais úmido) e o inverno (mais seco), podem afetar a saúde dos cães. As doenças que atingem o sistema respiratório dos bichinhos são as mais comuns nessa época do ano.

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

O g1 conversou com uma médica veterinária, que explicou quais são os sintomas e os tratamentos adequados para as duas doenças mais comuns nessa época do ano: a gripe e a traqueobronquite, conhecida como "tosse dos canis".

Gripe

A gripe canina é causada pelo vírus influenza A. A veterinária Ágatha Fontan explica que, apesar de comum, os casos de gripe podem evoluir para quadros mais graves em alguns cães e, inclusive, levá-los a óbito.

"Às vezes a gente pensa que a gripe vai ser algo simples e auto-limitante. Mas, em alguns casos, o animal [que tem] a imunidade comprometida, idosos ou de focinho achatado [a gripe] pode evoluir para casos de pneumonia e até levar a óbito", explicou.

Os tutores precisam estar atentos aos principais sintomas, que são:

coriza

febre

tosse com secreção

"Tosse dos canis"

A tosse dos canis é causada pela associação entre bactérias e vírus, normalmente pela bactéria Bordetella bronchiseptica e o vírus da parainfluenza canina.

"A gente considera a tosse dos canis uma forma de gripe. Animais que frequentam creches e hotéis geralmente ficam mais aglomerados e podem disseminar a doença através da saliva, secreção ou até pelo ar", explica a veterinária Ágatha.

Os principais sintomas da tosse dos canis são:

tosse seca e persistente

coriza

febre

apatia

falta de apetite

Diagnóstico e tratamento

Os sintomas da gripe e da tosse canina podem se confundir, por isso Ágatha recomenda que os tutores sempre busquem um médico veterinário para fazer uma avaliação do paciente.

"A gente faz o diagnóstico de acordo com a clínica e institui o tratamento", explica.

Segundo Ágatha, geralmente o tratamento é feito com o uso de antitussígeno e broquiodilatador. Em alguns casos, é necessário o uso de antibiótico.

A veterinária ressalta que a melhor prevenção é a vacinação.

"A vacina é feita anualmente nas formas subcutâneas, intranasal ou oral. Em alguns casos, [a vacina] não vai impedir os animais de apresentar os sintomas, mas em 90% dos casos o animal vacinado só apresenta sintomas leves", explica Ágatha.

Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL

Veja mais notícias da região no g1 AL
Comunicar erro

Comentários