loteria

Alagoas tem área de caatinga desmatada equivalente a 700 campos de futebol

Por Naldo Cerqueira em 31/01/2023 às 12:27:30
Ibama e IMA estiveram no local e constataram o crime ambiental, provocado pela produção irregular de carvão. Responsáveis foram multados em R$ 800 mil. Ibama embarga área desmatada equivalente a 700 campos de futebol no Sertão

Uma operação conjunta do Ibama e do Instituto do Meio Ambiente (IMA) identificou desmatamento no Sertão de Alagoas em uma área equivalente a 700 campos de futebol. Os fiscais embargaram a área e aplicaram multas que totalizaram R$ 800 mil. Os trabalhos foram concluídos na sexta-feira (27).

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

A região é de caatinga, considerado o principal bioma do Nordeste. No local, os agentes ambientais econtraram vários fornos utilizados para produção de carvão que estavam sendo usados no momento da fiscalização. Todos foram destruídos.

Nenhum responsável foi encontrado no momento da operação, mas todos foram identificados e vão responder administrativamente pelo crime ambiental. Apesar das irregularidades, ninguém foi preso porque não houve flagrante de desmatamento. Os nomes dos suspeitos não foram divulgados.

A operação foi realizada em sete municípios alagoanos:

Mata Grande

Inhapi

Pariconha

Água Branca

Delmiro Gouveia

Piranhas

Olho D'água do Casado

Área devastada em Alagoas tem o tamanho de 700 campos de futebol

Ibama

"As áreas desmatadas de forma irregular foram embargadas. Assim, os autuados ficam obrigados a apresentar projeto de recuperação do dano ambiental ou regularizar o imóvel rural junto ao órgão ambiental competente", disse José Cardoso Tenório, coordenador da operação, nomeada de Mandacaru.

A área afetada foi identificada e calculada através de imagens de satélite e drones que sobrevoaram o local. A metodologia utilizada é através de alertas disponibilizados pelas plataformas MapBiomas e Brasil Mais, da Polícia Federal.

Essas plataformas fazem análise temporal através das imagens de satélite que conseguem identificar a alteração da cobertura vegetal de determinada área. Após a identificação, os técnicos se dirigem ao local para realizar os registros fotográficos e assim, constatar o ilícito e a identificar o responsável.

Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL

Veja mais notícias da região no g1 AL
Comunicar erro

Comentários