loteria

Pais de alunos dormem na porta de escola em Maceió para tentar vaga para os filhos

Por Naldo Cerqueira em 28/01/2023 às 18:09:15
Fila se formou na porta da Escola Rubens Canuto, no Benedito Bentes, na quinta-feira. Seduc informou que período para matrícula de vagas remanescente só começa no dia 31 de fevereiro. Pais fazem fila na Escola Rubens Canuto, em Maceió

Pais e responsáveis de alunos da rede estadual de ensino estão acampados na frente da Escola Estadual Rubens Canuto há três dias, na tentativa de garantir uma vaga para seus filhos. Neste sábado, (28), a fila já passava da calçada da escola. A secretaria da Educação de Alagoas (Seduc) divulgou que a abertura de vagas remanescentes terá início na próxima terça-feira, dia 31.

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

Em nota, a Seduc informou que o período de confirmação, quando os pais devem levar presencialmente os documentos para assegurar a vaga, termina no dia 2 de fevereiro. A secretaria orienta que os responsáveis "procurem as escolas estaduais entre os dias 31 e 02 para conferir se a mesma ainda conta com vagas para a série/ano desejado". (leia nota na íntegra ao final do texto).

Pais de alunos fazem fila para tentar vaga na Escola Rubens Canuto

André Lima/Arquivo pessoal

Na segunda-feira (27), a secretaria divulgou a relação dos alunos que tiveram a pré-matrícula confirmada para o ano letivo de 2023.

Segundo André Lima, líder comunitário na região, a fila começou a se formar após a divulgação de uma lista com a quantidade de vagas disponível que foi afixada na porta da escola pela direção, segundo ele. O aviso diz que haverá entrega de fichas na segunda-feira (30) a partir das 8h.

Lista com vagas na Escola Estadual Rubens Canuto, em Maceió

Arquivo pessoal

"Os pais e mães ficaram sabendo dessa quantidade de vagas que a escola está oferecendo. Então muitos, por terem feito a pré-matrícula e escolhido as três escolas, a maioria não conseguiu a matrícula [na Rubens Canuto]. A informação que eles têm é que na pré-matrícula, as mães foram informadas que não tinha vaga. Mas a escola divulgou que tem vaga, por isso os pais e as mães estão todos lá", disse André.

Nota da Seduc

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que o período de confirmação da pré-matrícula da rede estadual para séries de entrada segue até o dia 02 de fevereiro, presencialmente, nas unidades de ensino. A abertura de vagas remanescentes terá início na próxima terça-feira, dia 31, e abrange as séries que não foram contempladas na pré-matrícula online - 2°, 3°, 4°, 5°, 7°, 8°, 9° anos do Fundamental e 2ª e 3ª séries do médio - e se estende até o dia 02 de fevereiro.

Salientamos ainda que este próximo período não se classifica para as séries de entrada, uma vez que houve o período de pré-matrícula.

Logo, nossa orientação à população alagoana é que aqueles que, porventura, almejam uma vaga que não foi atendida na pré-matrícula, procurem as escolas estaduais entre os dias 31 e 02 para conferir se a mesma ainda conta com vagas para a série/ano desejado.

E para dirimir todas as dúvidas, as Gerências Regionais de Educação se encontram à disposição da população para orientações e esclarecimentos.

Assista aos vídeos mais recentes no g1 AL

Veja mais notícias da região no g1 AL
Comunicar erro

Comentários