loteria

Veja como denunciar maus-tratos a idosos em Alagoas

Por Naldo Cerqueira em 13/01/2023 às 12:07:59
Polícia Militar, Prefeitura de Maceió e Comissão Especial do Idoso da OAB disponibilizam canais para que pessoas possam relatar casos. Casos de maus-tratos contra idosos devem ser denunciados

Cristian Newman/Unsplash/Divulgação

Alagoas registrou um aumento nos casos de violência contra pessoas idosas. Na segunda semana de janeiro de 2023, em apenas dois dias, foram registradas 47 denúncias de maus-tratos.

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

As denúncias podem ser feitas através do telefone do Disque Denúncia 181 da Polícia Militar de Alagoas que mantém ações constantes para combater todas as formas de violência contra a pessoa idosa, desde abandono a maus-tratos incluindo ameaça e violência patrimonial. Não é necessário se identificar.

A Comissão Especial do Idoso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Alagoas, também tem um canal para receber relatos de maus-tratos. As denúncias podem ser feitas através do número (82) 99104-7116.

Quem preferir pode informar o caso presencialmente na sede da OAB, na rua Dr. Luís Pontes de Miranda, 60, no centro de Maceió, perto da Praça Monte Pio.

Já a Prefeitura de Maceió recebe denúncia através do canal de atendimento do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, que pertence à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). O telefone para denúncias é o (82) 3312-5934.

Também é possível registrar os relatos nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Em Maceió, existem unidades divididas por região. O telefone da coordenação geral é o (82) 3312-5907.

O Creas orienta e encaminha os cidadãos para os serviços da assistência social ou demais serviços públicos existentes no município. Os serviços são gratuitos. As unidades ofertam o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), como Abordagem Social e Serviço para pessoas idosas e suas famílias.

As unidades funcionam nos seguintes endereços:

Creas Paefi Jatiúca

Endereço: Rua Deputado Luiz Gonzaga Coutinho, 210, Quadra 10, Jatiúca.

Telefone: (82) 3312-5963

Creas Paefi Orla Lagunar/Vergel

Endereço: Rua Santos Pacheco, número, 342, Prado.

Telefone: (82) 3312-5962

Creas Santa Lúcia

Endereço: Rua Belmiro Amorim, 346 – Santa Lúcia. Em frente a Casa Lotérica.

Telefone: (82) 3312-5966

Creas Paefi Benedito Bentes

Endereço: Conjunto Cidade Sorriso II, Rua P, quadra e lote 01, Complexo Benedito Bentes.

Telefone: (82) 3312-5961

Creas Paefi Poço

Endereço: Praça Raul Ramos, s/n, Poço.

Telefone: (82) 3312-5964

Em 2022, a SSP, através do Programa Idoso Protegido, recebeu mais de 300 denúncias. 90% delas foram acompanhadas pela Polícia Militar, por meio das Bases Comunitárias, que realizaram as visitas, encaminhamentos e resgates com o apoio do Creas e do Corpo de Bombeiros Militar.

Entre os tipos de violência mais comuns que foram verificados estão negligência, abandono e violência patrimonial.

Os bairros de Maceió que mais apontaram casos de violência foram o Vergel do Lago, Benedito Bentes e Clima Bom.

"Além do encaminhamento ao Creas, que faz o acompanhamento dos idosos, os casos mais complexos são encaminhados para o Ministério Público, garantindo assim a aplicação de políticas de segurança para esta população”, disse o chefe de Articulação de Polícia Comunitária, tenente Alex Acioli.

Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL

Veja mais notícias da região no g1 AL
Comunicar erro

Comentários