loteria

Governador instaura procedimento para investigar participação de militares de AL em atos golpistas

Por Naldo Cerqueira em 09/01/2023 às 12:53:51
Documento foi encaminhado aos comandantes da PM e Bombeiros com prints de redes sociais. Corporações têm prazo de 15 dias para apresentar os relatórios das investigações. Paulo Dantas determina apuração da participação de militares nos atos golpistas em Brasília

Igor Pereira

O governador Paulo Dantas (MDB) instaurou nesta segunda-feira (9) um procedimento investigatório para apurar eventual participação de membros da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de Alagoas nos atos golpistas. Os comandantes das corporações têm prazo de 15 dias para apresentar os relatórios das investigações.

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

A decisão se deu após os ataques de radicais bolsonaristas em Brasília no domingo (8). Segundo o documento, o governo identificou postagens em redes sociais de integrantes das forças militares dando apoio aos acontecimentos, "bem como narrando a participação de diversas pessoas aos eventos criminosos ocorridos contra os poderes constituídos".

Leia também:

PMs de Alagoas embarcam para Brasília para atuar contra atos de vandalismo

Bolsonaristas desmontam acampamento em frente ao Quartel do Exército em Maceió

O documento foi remetido com "prints" de imagens em anexo. O governador disse que tal atividade "não se coaduna com os deveres inerentes ao desempenho de qualquer função pública, e menos ainda no caso de membros das forças de segurança do Estado".

"Determino que v. excelências, no âmbito de cada corporação, providencie a instauração de procedimento investigatório, visando apurar a eventual participação de membros das corporações militares - Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar - nos atos golpistas, seja pessoal e diretamente, seja de modo indireto por meio de apoio de qualquer ordem (inclusive por meio de apologia ou outra forma), que tenha contribuído para a perpetração de atentado ao Estado Democrático de Direito", diz o documento.

O resultado da apuração pode resultar em flagrante de crimes e deve ser adotada providência de comunicação à Polícia Civil, para apuração da conduta.

Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL

Veja mais notícias da região no g1 AL
Comunicar erro

Comentários