loteria

Retomada da Operação Carro-Pipa em AL vai ser discutida em Brasília

Por Naldo Cerqueira em 29/11/2022 às 18:54:09
Programa que fornece água potável a 37 municípios está suspenso porque o Estado não renovou decreto de emergência; governo e prefeituras cobram mudança nas regras do Ministério do Desenvolvimento. Operação Carro-pipa fornecia água potável a 138 mil pessoas em 37 municípios de Alagoas

Ascom/MDR

A retomada da Operação Carro-Pipa em Alagoas vai ser discutida em reunião no Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), em Brasília, na quinta-feira (1). O encontro foi articulado pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e vai contar com a participação do presidente, Hugo Wanderley.

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

A Operação Carro-Pipa é mantida pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) em parceria com o Exército Brasileiro. Em Alagoas, o programa fornecia água potável a 138 mil pessoas em 37 municípios, mas está paralisada desde 14 de novembro.

A Defensoria Pública da União (DPU) recomendou que os ministérios da Economia e do Desenvolvimento Regional garantam a retomada da operação no estado.

Contudo, segundo o MDR, a operação foi suspensa porque o decreto estadual de situação emergência venceu e é necessário que haja decreto em vigor para a continuidade da operação, que é uma ação de socorro e não um programa social contínuo. Por isso o MDR pede que seja solicitado pelo Estado o reconhecimento federal por seca ou estiagem.

O Governo de Alagoas disse que não houve renovação do decreto de emergência porque os indicadores do Monitor de Seca da Agência Nacional de Águas (ANA), utilizados pela Defesa Civil Estadual como base técnica para a medida, apontam, até o presente momento, a ausência de seca relativa.

No entanto, Estado e AMA defendem a manutenção do abastecimento por carros-pipa devido à necessidade de acesso da população à água potável. “Apesar de existir água nos açudes, ela não é própria para o consumo humano”, afirma Hugo Wanderley, presidente da AMA.

O Estado e as prefeituras argumentam que os relatórios do Monitor da Seca não podem ser a única ferramenta para análise da existência ou não de água para a população.

O governo estadual disse ainda que aguarda o cumprimento da recomendação da DPU para que a Operação Carro-Pipa seja retomada, mesmo afirmando que não há como decretar situação de emergência pela seca no momento.

Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL

Veja mais notícias da região no g1 AL
Comunicar erro

Comentários