Personalizados

O APRENDIZ NATURAL, MINI TEATRO ECOLÒGICO EM PORTO DE PEDRAS

Por Naldo Cerqueira em 03/11/2022 às 15:36:21

Alunos da Rede Municipal de Ensino Publico de Porto de Pedras, foram contemplados com a amostra ,O APRENDIZ NATURAL MINITEATRO ECOLÓGICO, do grupo Giramundo Teatro de Bonecos de Belo Horizonte, as apresentaçoes vao acontecer nos dias 08 e 09 de novembro no Ginásio Municipal no centro da cidade.

O "Miniteatro Ecológico" é um programa de educação ambiental itinerante dirigido ao público infantil. Suas ferramentas são o teatro de bonecos, livros e vídeos. A série atua para a formação de uma consciência sustentável, ecologicamente responsável, sensibilizando a criança para o mundo natural, seus seres vivos, e a necessidade de se cuidar do meio ambiente. Fruto da parceria entre o Grupo Giramundo e a empresa Petrobrás - Petróleo Brasileiro S/A, o "Miniteatro Ecológico" conta com a consultoria científica da Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte e da bióloga Valéria Tavares. Os biomas brasileiros e os problemas ambientais são o tema central da dramaturgia de cinco espetáculos produzidas entre 2002 e 2006: "O Aprendiz Natural" (2002); "Mata Atlântica" (2003); "Cerrado", "Amazônia" e "O Jardim Botânico" (2004); "Caatinga" (2006). A ideia de um teatro em miniatura foi concebida por Álvaro Apocalypse em 1992, com o objetivo de apresentação em escolas. Em 2001 o conceito foi adaptado por Marcos Malafaia. Com os menores bonecos do Giramundo a coleção de marionetes do Miniteatro Ecológico é numerosa: composta de animais originários das vegetações retratadas e personagens do folclore brasileiro. Por suas dimensões reduzidas e facilidade de transporte os espetáculos são versáteis e adaptáveis, permitindo ao Giramundo se apresentar ao ar livre, perto da natureza, em escolas, parques e reservas ecológicas, entre outros. Todos os episódios têm texto e direção de Ulisses Tavares e trilha sonora assinada por "O Grivo".

O APRENDIZ NATURAL Primeiro episódio do projeto "Miniteatro Ecológico", "O Aprendiz Natural", reflete sobre a importância da proteção ao meio ambiente, trazendo discussões sobre sérios problemas ecológicos como: queimadas, poluição, desmatamento, assoreamento e tráfico de espécies.

A aventura começa quando Fulano, um ser humano comum, se dispõe a aprender a respeitar a natureza sob a orientação de seu amigo Tatu. A partir de uma caminhada na mata, Fulano presencia a ação irresponsável do Homem Mau, personagem que representa a síntese da falta de consciência ecológica. O desfecho mostra a natureza se voltando contra as ações do Homem Mau por meio da atuação de um personagem do folclore brasileiro, o Saci Pererê.

Giramundo Teatro de Bonecos Rua Varginha, 245 - Floresta - Belo Horizonte Brasil - (31) 3446.0686 - www.giramundo.org

.

Fonte: © Giramundo Teatro de Bonecos - Rua Varginha, 245 - Floresta Belo Horizonte - Brasil - (31) 3446.068

Comunicar erro
LOTERIA MARAGOGI

Comentários

Personalizados