loteria

Ex-presidente do PSDB-AL, Teo Vilela Filho anuncia apoio a Lula no segundo turno

Por Naldo Cerqueira em 05/10/2022 às 20:09:06
Figura histórica do partido Tucano em Alagoas, ex-governador declarou que vai votar pela democracia: 'Não será uma eleição, será um plebiscito, meu voto é 13!'. Ex-governador de Alagoas Teotonio Vilela declara apoio a Lula

Reprodução/Instagram

O ex-senador, ex-governador e ex-presidente do PSDB em Alagoas Teotonio Vilela Filho (PSDB) usou as redes sociais para anunciar o seu voto em Lula (PT) no segundo turno das eleições. Figura histórica do partido Tucano no estado, Teo citou que seu voto agora é pela democracia.

"Meu voto é 13, Lula e Alckmin, para continuarmos a ser uma nação democrática. Eu vou votar pela democracia, por essa democracia que o meu pai, Teotônio Brandão Vilela, lutou e defendeu até o último sopro de sua vida. Vou votar por essa democracia que norteou os 28 anos de minha trajetória no Congresso Nacional e no Governo de Alagoas", postou o ex-governador com a foto em que aparece apertando a mão de Lula em seu perfil no Instagram.

Filiado ao PSDB desde 1988, Teo Vilela sempre levantou a bandeira dos tucanos e chegou a declarar apoio aos candidatos que enfrentaram petistas em eleições passadas. No primeiro turno, votou em Simone Tebet (MDB), mas na disputa Lula x Bolsonaro, no entanto, optou pelo candidato do PT.

"O segundo turno para a presidência do Brasil não será uma eleição, será um plebiscito. Vamos decidir se queremos que o nosso país continue, ou não, sendo uma democracia", completou.

O histórico de disputa entre PT e PSDB é antigo. Desde 1994, os dois partidos protagonizaram todas as eleições presidenciais no Brasil. Apesar de apoiar a candidata Simone Tebet (MDB) no primeiro turno, na última terça (4) o PSDB anunciou neutralidade como legenda na disputa presidencial e liberou diretórios estaduais para apoiar qualquer um dos dois candidatos do segundo turno das eleições.

Na disputa presidencial, Lula vem recebendo apoio de tucano renomados, como o do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que garantiu que votará em Lula no segundo turno "por uma história de luta pela democracia e inclusão social". Lula também recebeu o apoio do senador José Serrá (PSDB), seu concorrente na eleição de 2002, quando o ex-presidente conquistou o primeiro mandato.

O apoio a Lula vem em um momento em que o presidente Jair Bolsonaro fortalece alianças dentro do PSDB em colégios eleitorais fortes, como São Paulo. Na terça, o governador Rodrigo Garcia, que tentou a reeleição, mas ficou de fora do segundo turno no estado, anunciou em coletiva que Bolsonaro teria apoio incondicional do PSDB paulista.

No 1º turno, Lula recebeu 57,2 milhões de votos (48,4% dos votos válidos), e Jair Bolsonaro, 51,07 milhões (43,2%).

LEIA MAIS

Lula x Bolsonaro: veja a posição dos partidos e de políticos

Em Alagoas, o PSDB decidiu seguir a orientação do diretório nacional e não tomar partido no segundo turno da eleição presidencial. Sobrinho de Teo Vilela e presidente do PSDB-AL, o deputado federal Pedro Vilela ainda não decidiu se irá apoiar algum dos dois candidatos na reta final das eleições.

Ex-governador de Alagoas Teotonio Vilela e candidado a vice-presidente Geraldo Alckmin

Reprodução/Instagram

Veja os vídeos mais recentes do g1 AL

Confira outras notícias da região no g1 AL

.
Comunicar erro

Comentários