Personalizados

São João: Ministério da Saúde e Corpo de Bombeiros recomendam atenção para o manuseio de fogos de artifícios

Por Naldo Cerqueira em 24/06/2022 às 12:18:06
Entre os meses de janeiro e abril foram registrados 66.559 atendimentos ambulatoriais em todo o Brasil. São João é época de redorbrar os cuidados com o manuseio de fogos de artifício

A noite desta quinta-feira (24) foi de festa em diversos pontos do Brasil. Vão desde os grandes eventos as tradicionais festas familiares com direito a fogueira e fogos de artifício, mas quando o assunto é segurança, é preciso ficar atento as recomendações do Ministério da Saúde e do Corpo de Bombeiros para evitar acidentes.

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

Segundo o Ministério da Saúde (MS), entre janeiro e abril deste ano, já foram registrados 8.775 procedimentos hospitalares e 66.559 atendimentos ambulatoriais por causa de queimaduras no Brasil. Tanto que o Ministério divulgou alerta com recomendações e cuidados para evitar acidentes que possam causar queimaduras durante as festas juninas.

É que em junho, é comum aumentarem os casos, e a prevalência é de queimaduras de segundo grau, com destaque para as lesões dos membros superiores (mãos e braços), tronco e cabeça. A atenção deve ser especial em ambientes em que podem ser frequentes as queimaduras por líquidos quentes, chamas de fogueira e fogos de artifício.

Recomendações do Ministério da Saúde para manuseio de fogos de artifício

evite fumar dentro de casa, principalmente deitado;

no caso de queimaduras elétricas, retire o fio da tomada ou desligue a energia geral;

investigue com frequência vazamentos de gás;

mantenha as crianças longe da cozinha durante o preparo dos alimentos e sempre direcione o cabo das panelas para a área do fogão;

mantenha cabos e alças de panelas de cozinha em bom estado;

teste a água do banho com o dorso da mão antes de molhar a criança;

mantenha produtos de limpeza fora do alcance das crianças;

use protetor nas tomadas elétricas da casa;

ao acender fósforos, mantenha o palito longe do rosto, para não atingir cabelo ou sobrancelha;

ao acender velas, observe se está longe de produtos inflamáveis, botijões de gás, solventes ou tecidos.

Bombeiros recomendam a compra de fogos de artifício em barracas vistoriadas pela corporação

Natália Normande/G1

De acordo com o major Joaquim Kenzo, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Alagoas, o primeiro passo de segurança a ser seguido é procurar um local seguro e vistoriado para comprar os fogos de artifício.

“Comprar sempre de um local que foi vistoriado pelo Corpo de Bombeiros, que está aprovado. Para ter a segurança de que aquele produto veio de um local que tem a procedência. Verificar na caixa se há o selo do Inmetro e as instruções de uso, que como há uma grande variedade de fogos é importante saber como usar cada um deles”, afirma o major.

O militar explica ainda que as crianças nunca devem ascender fogos sem supervisão de adultos. “Nunca deixar crianças ascender sozinhas esse tipo de arte fato. Além disso, como se requer atenção, é muito importante evitar fazer o uso do álcool e ficar atento ao ambiente. É recomendado que seja um local aberto, longe do público e de outros tipos de combustíveis, para evitar que esse fogo se espalhe”, relatou.

Já nos casos de acidentes, onde vítimas fiquem feridas, o Corpo de Bombeiros recomenda colocar o ferimento em água corrente em temperatura ambiente e levar ao socorro médico após esse processo. A corporação recomenda ainda evitar o uso de produtos como manteiga, pasta de dente ou gelo. “Isso pode agravar a queimadura”, adverte o major Kenzo.

O que não se pode fazer

nunca tocar a queimadura com as mãos

furar bolhas

tentar descolar tecidos grudados na pele queimada, ou retirar corpos estranhos ou graxa do local queimado.

Não se pode colocar manteiga, pó de café, creme dental ou qualquer outra substância sobre a queimadura.

As recomendações do Corpo de Bombeiros estão alinhadas com as feitas pelo Ministério da Saúde. Segundo o MS, em casos de queimadura o paciente deve colocar, de imediato, a parte queimada debaixo da água corrente em temperatura ambiente, com jato suave, por aproximadamente dez minutos. Compressas úmidas e frias também são indicadas. Se houver poeira ou insetos no local, mantenha a queimadura coberta com pano limpo e úmido.

No caso de queimaduras em grandes extensões do corpo por substâncias químicas ou eletricidade, a pessoa necessita de cuidados médicos imediatos.

Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL

Confira mais notícias da região em g1 AL
Comunicar erro
LOTERIA MARAGOGI

Comentários

Personalizados
TV