loteria

Hemoal monta esquema especial no feriado para receber doação de sangue e plaquetas

Por Naldo Cerqueira em 24/06/2022 às 10:47:09
Doações podem ser realizadas nesta sexta-feira (24) em Maceió e sábado (25) em Maceió e Arapiraca. Hemoal precisa de doações para repor estoque de plaquetas

Os estoques de sangue e plaquetas do Hemoal estão baixos, mas o hemocentro está com uma programação especial neste fim de semana para repor os estoques. Nesta sexta-feira (24), a doações em Maceió serão coletadas até às 17 horas. Já no Sábado (25), as coletas começam as 7h30 e vão até as 17h em Maceió e Arapiraca.

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

Segundo a assistente social do Hemoal, uma única doação de sangue pode salvar até 4 vidas. “Seja na capital ou no interior, o voluntário que desejar doar sangue nesta sexta ou sábado, terá a oportunidade de praticar o gesto solidário que pode salvar até quatro vidas. Para isso, basta se informar sobre os critérios pré-estabelecidos pelo Ministério da Saúde para se candidatar à doação e sangue”, salientou a assistente social do Hemoal, Renata Ferreira.

Para doar, conforme portaria do Ministério da Saúde (MS), os voluntários devem ter boa saúde e, ao comparecerem aos Postos de Coleta, é necessário estarem usando máscara. É obrigatório, ainda, ter no mínimo 16 anos de idade, peso igual ou superior a 50 quilos e apresentar um documento de identificação com foto.

O voluntário fica proibido de doar sangue permanentemente se tiver contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e, após os 11 anos, hepatite. No caso do candidato que colocou um piercing ou fez tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, apenas após um ano será possível voltar a doar sangue.

Voluntários podem doar sangue na no Hemoal, em Maceió e Arapiraca.

Olival Santos/ Hemoal/ Divulgação

Com relação ao voluntário que já é doador habitual, é necessário que a última doação de sangue tenha ocorrido há três meses, no caso das mulheres e, quanto aos homens, o intervalo entre a última doação e a nova deve ser de dois meses. E as mulheres ficam impedidas de doar sangue se estiverem grávidas ou amamentando.

Então fica assim, nesta sexta-feira (24), feriado de São João, o Hemoal funciona em horário especial, até as 17 horas. A Unidade Maceió, no bairro Trapiche. Já a Unidade Arapiraca, no bairro Eldorado, não recebe voluntários, mas, irá atuar em regime de plantão para liberar hemocomponentes aos hospitais e maternidades.

No sábado (25), as duas Unidades funcionam em seus horários habituais. Em Maceió, o atendimento ocorre das 7h30 às 17h, enquanto que em Arapiraca, a coleta de sangue será das 7h30 às 12h e das 13h às 16h, conforme agenda divulgada pela gerência do hemocentro.

Restrições pela Covid-19

Vale lembrar que caso o voluntário tenha sido infectado pelo novo coronavírus, há impedimento de doar sangue pelo período de 10 dias, contados após a recuperação. Mas se o candidato à doação de sangue teve apenas contato com uma pessoa infectada e, nos sete dias subsequentes, não apresentou sintomas da Covid-19, está liberada a doação de sangue.

Quanto às vacinas contra a Covid-19, o voluntário deve aguardar um intervalo de 48 horas se a vacina recebida foi a CoronaVac. Mas se os imunizantes AstraZeneca, Pfizer e Janssen, o intervalo aumenta para sete dias. No caso da vacina contra a contra a Influenza, é necessário esperar um intervalo de dois dias.

Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL

Confira mais notícias da região em g1 AL
Comunicar erro

Comentários