loteria

84 municípios de Alagoas ainda não atingiram meta de vacinação contra gripe

Por Naldo Cerqueira em 22/06/2022 às 20:55:35
Campanha termina nesta sexta-feira (24). Messias é a cidade com menor cobertura vacinal da doença. Mais da metade das cidades do estado ainda não atingiu meta de vacinação contra gripe

Dados do Ministério da Saúde (MS) mostram que 84 cidades de Alagoas não atingiram a meta de vacinação contra a gripe, o que significa mais da metade dos municípios do estado, representando 64,82% deles. A campanha de vacinação foi prorrogada e termina na sexta-feira (24).

Os casos da doença cresceram no estado. De Janeiro a Junho foram registrados 36, enquanto que em 2021, foram 11. A meta de imunização estabelecida pelo MS foi de 90%, mas muitos municípios do estado não conseguiram atingir. A cidade de Messias lidera o ranking com maior índice de pessoas não vacinadas.

O percentual é de 32% do público alvo, uma cobertura considerada muito baixa. Em uma das unidades de saúde do município, a geladeira estava bem abastecida de doses nesta quarta-feira (22), mas a sala de vacinação estava vazia.

"As equipes estão sempre nas ruas fazendo busca ativa, só que a população não está tendo uma aceitação muito boa esse ano com relação a Influeza. Provavelmente pelo longo histórico de vacinação contra a Covid, que a gente já está na quarta dose. Aí as pessoas têm receio de tomar as duas [vacinas] juntas, e já foi aprovado que as duas podem ser tomadas juntas. As pessoas têm esse receio por serem duas vacinas virais", explicou Bianca Amália, coordenadora de imunização de Messias.

Além de Messias, Maceió, Campo Grande, Coqueiro Seco e Satuba também estão com os índices da cobertura vacinal bem baixos. Apenas 18 dos 102 municípios bateram a meta, entre eles, Paripueira, no litoral norte que atingiu quase 97% do público alvo vacinado.

"Fizemos uma busca ativa junto com as equipes dos PSFs para vacinarmos idosos, crianças, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde. Montamos uma base de vacinação para os dias de sábados e feriados. A vacinação é o instrumento principal para diminuirmos os casos de gripe e suas complicações", disse o secretário de Saúde de Paripueira, Alexandre Mendonça.

Quem pode se vacinar contra a gripe:

crianças com seis meses a menores de cinco anos

gestantes e puérperas

povos indígenas

professores

pessoas com comorbidades e com deficiência permanente

caminhoneiros

trabalhadores do transporte coletivo e rodoviário

trabalhadores portuários

forças de segurança e salvamento

forças armadas

funcionários do Sistema Prisional

população privada de liberdade

adolescentes e jovens em medidas socioeducativas

Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL

Veja mais notícias da região no g1 AL
Comunicar erro

Comentários