loteria

Prefeitura de Marechal, AL, inicia cadastro de cavalos e burros para vacinação contra a raiva

Por Naldo Cerqueira em 18/05/2022 às 15:35:36
Município enfrenta surto da doença. Adeal confirmou morte de dois animais que contraíram raiva. Cavalo infectado morre de raiva em Marechal Deodoro

Reprodução/TV Gazeta

A prefeitura de Marechal Deodoro está realizando o cadastramento de cavalos e burros para vacinar esses animais contra a raiva. A iniciativa ocorre após a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) confirmar, há cerca de uma semana, a morte de dois animais devido à doença.

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

Até esta quarta-feira (18), mais de 160 animais foram cadastrados para receberem a vacina, de acordo com o secretário de Saúde, Sival Clemente. O município enfrenta um surto de raiva.

"Quando saiu o resultado da confirmação dos casos de raiva, a prefeitura determinou que a secretaria fizesse a vacinação desses animais. Então, nós estamos realizando o cadastro para depois promover um dia D de vacinação", afirmou.

Foram disponibilizados três pontos de cadastro:

Barra Nova - Clínica Veterinária Ser Animal - 8h às 17h

Marechal Deodoro - Rua da Estiva na Chácara do Eronildo - 8h às 11h30

Marechal Deodoro - Poeira ao lado do Sítios Bar - 13h às 17h

No cadastramento, os agentes solicitam as informações do animal, como cor, idade e pelagem. Além disso, é necessário os documentos do dono do animal, telefone e também comprovante de residência.

"A vacinação abrange todos os animais, independentemente de raça. Os proprietários que não têm condições, nós temos um agente de saúde que está percorrendo a zona rural e fazendo esse cadastro. Nossa expectativa é de que a vacinação seja iniciada no primeiro fim de semana de junho", disse o secretário.

Após o surto de raiva, o Município determinou a suspensão de eventos com cavalos para evitar a disseminação da doença, que pode matar o animal e também o homem.

VÍDEO: Marechal Deodoro proíbe eventos com cavalos por suspeita de surto de raiva

Marechal Deodoro proíbe eventos com cavalos por suspeita de surto de raiva

Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL

Veja mais notícias da região no g1 AL
Comunicar erro

Comentários