loteria

Após aumento dos casos de dengue, Maceió intensifica ações de combate ao mosquito causador da doença

Por Naldo Cerqueira em 06/05/2022 às 15:48:44
Medida visa combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti e frear os casos de dengue, zika e chikungunya. Diante de alta nos casos de dengue, mutirão de limpeza de resíduos foi intensificado

Os casos de dengue cresceram 122% em Maceió. Para evitar uma epidemia, a prefeitura reforçou as ações de limpeza e fiscalização nos quase 200 pontos crônicos de descarte irregular de lixo na cidade. A medida visa combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti e frear os casos de dengue, zika e chikungunya.

Em apenas uma semana, Alagoas notificou 349 casos de dengue, segundo dados do Ministério da Saúde (MS). Os dados foram divulgados na segunda-feira (2). O Brasil vive novo surto de dengue e nos quatro primeiros meses deste ano já igualou os casos de todo o ano passado.

Em Maceió, há quase 200 pontos de pontos crônicos de descarte irregular de resíduos. Quem descartar lixo no meio da rua está sujeito a pena de até R$ 30 mil.

"A prefeitura vem realizando multas em terrenos baldios, com relação a descarte irregular, por exemplo uma caminhonete chegou e descartou o lixo de forma irregular, em vias públicos e canteiros. Nós estamos fiscalizando e punindo essas pessoas", disse a diretora de planejamento da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), Kedyna Tavares.

Na tentativa de frear os casos, a prefeitura criou a campanha Maceió Unida Contra a Dengue, que faz ações educativas com a população para reforçar a importância de não ter água parada e dos riscos das doenças provocadas pelo mosquito. "Nossas equipes estão indo de porta em porta para reforçar a importãncia da limpeza", disse.

Maceió lança campanha de combate ao mosquito da dengue

Ascom/Sudes

Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL

Veja os vídeos da região no g1 AL
Comunicar erro

Comentários