loteria

Maceió está na zona de alerta intermediário para ocupação de leitos de UTI, diz Fiocruz

Por Naldo Cerqueira em 13/01/2022 às 23:31:00
Outras cinco cidades receberam a mesma classificação. Alagoas tem metade dos leitos exclusivos para Covid-19 e Influenza ocupados. Maceió entra na zona de alerta intermediária após confirmações de casos da ômicron

O Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou uma nota técnica, nesta quarta (12), alertando para o aumento da ocupação de leitos de UTI para adultos, no SUS, em todo país. Pelas taxas observadas no dia 10 de janeiro e em comparação com a série histórica, os pesquisadores classificaram Maceió na zona de alerta intermediário, com 68% de ocupação, segundo levantamento da Fiocruz.

As outras cidades que também se encontram nessa classificação são Macapá (60%), Salvador (68%), Porto Velho (76%), Vitória (77%) e Brasília (74%).

LEIA TAMBÉM:

Alagoas confirma primeiros casos da variante ômicron e uma morte

Vacina contra Covid para crianças deve chegar a Alagoas na sexta

Entenda o que é a dupla contaminação por Covid e gripe

Influenza ou Covid? Veja diferenças de sintomas

O documento ressalta que o grande volume de casos já está demandando dos gestores atenção e acionamento de planos de contingência. Os pesquisadores avaliaram o crescimento nas taxas de ocupação de leitos de UTI diante do avanço da variante ômicron no Brasil.

Porém, apesar de haver "menções a um possível colapso no sistema de saúde", o cenário não pode ser comparado ao que foi vivenciado em 2021.

“Sem minimizar preocupações com o novo momento da pandemia, consideramos fundamental ratificar a ideia de que temos um outro cenário com a vacinação e as próprias características das manifestações da Covid-19 pela Ômicron. Por outro lado, não podemos deixar de considerar o fato de a ocupação de leitos de UTI hoje também refletir o uso de serviços complexos requeridos por casos da variante Delta e casos de Influenza”, ressaltam os pesquisadores.

Para a Fiocruz, algumas medidas podem ser tomadas além da necessidade de reabertura de leitos, e cita:

reorganizar a rede de serviços de saúde, no sentido de dar conta dos desfalques de profissionais afastados;

garantir a atuação eficiente da atenção primária em saúde no atendimento a pacientes empregando, por exemplo, tele atendimento;

prosseguir na vacinação da população.

Ocupação de leitos em Alagoas

Segundo o mapa diário de ocupação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), divulgado nesta quinta-feira (13), em Alagoas, 51% dos leitos exclusivos para Covid-19 e Influenza estavam ocupados

Até a primeira semana de janeiro, os leitos atendiam apenas pacientes com suspeita ou confirmação de infecção pelo coronavírus e, a partir do dia 6, passou também a receber pacientes com gripe. Com isso, o número total de leitos subiu de 191 para 330 e nesta quarta (12), foi ampliado para 356.

Em relação aos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), dos 119 disponíveis em todo estado, 62 estavam ocupados até as 16 horas, o que corresponde a 52% do total.

Na capital Maceió, que dispõe de 59 leitos públicos de UTI, o percentual de ocupação era de 76%.

Nesta quinta (13), foram registrados em Alagoas 506 novos casos conhecidos de Covid. Não houve registro de mortes por causa da doença.

Mesmo com ampliação de leitos para Covid e Influenza em Alagoas, taxa de ocupação já passa da metade do número disponível

Secom Alagoas

VÍDEO: Maceió amplia vacinação itinerante em bairros da capital

Localidades foram escolhidas por apresentarem maior aglomeração de pessoas

Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL

Veja mais notícias da região no g1 AL
Comunicar erro

Comentários