Vacinação contra Covid, imprudência no trânsito, mortes de personalidades, Miss Brasil alagoana, histórias inspiradoras, variante do coronavírus... ufa! O ano acabou, mas vem outro por aí. Você se lembra de tudo o que aconteceu em 2021? O país começou a vacinar a população contra o coronavírus, a pandemia perdeu força, voltou a se agravar, morreram políticos, personalidades, uma indígena alagoana foi escolhida Miss Brasil 2021, mortes no trânsito... foi muita coisa.
Para relembrar os fatos mais marcantes do ano, o g1 preparou uma retrospectiva com as notícias que foram destaque no estado, mês a mês. Confira:
JANEIRO
Assistente social é a primeira alagoana a tomar a vacina contra a Covid-19
O ano começou com uma notícia que encheu o país de esperança: a vacinação contra a Covid. A primeira pessoa a receber uma dose do imunizante em Alagoas foi a assistente social Marta Antônia de Lima, de 50 anos, que atuava no Hospital da Mulher, na linha de frente do combate à pandemia.
Em meio à alegria da vacinação, contudo, surgiram alguns problemas. Uma técnica de enfermagem de Maceió acabou afastada após ser filmada introduzindo a agulha em uma idosa de 97 anos, mas sem aplicar o imunizante. A idosa foi embora achando que estava vacinada e a família dela só percebeu a falha depois de assistir de novo ao vídeo que gravou para celebrar a imunização. Ela voltou ao posto de vacinação e conseguiu receber a primeira dose.
Uma agressão ocorrida no final de dezembro de 2020 só repercutiu no dia 11 de janeiro de 2021. O ator Henri Castelli disse que foi 'covardemente' agredido com socos e chutes em uma festa na Barra de São Miguel, Litoral Sul de Alagoas. O ator sofreu fratura exposta na mandíbula e precisou passar por cirurgia. O caso ganhou repercussão nacional e gerou bastante polêmica.
VÍDEO: Henri Castelli se emociona ao falar sobre agressão em Alagoas
Um vídeo que viralizou e provocou revolta foi gravado em Girau do Ponciano. Uma mãe amarrou sua filha de apenas 10 meses, filmou e enviou para o pai da menina para forçá-lo a retomar o relacionamento. As imagens mostram a bebê com os pés, as pernas e os braços amarrados, e uma mulher rindo e chamando a criança de ratazana. A Polícia Militar e o Conselho Tutelar foram ao local e retiraram a menina da guarda da mãe.
FEVEREIRO
Após as festas de fim de ano, os casos de Covid voltaram a subir, complicando a situação dos hospitais. O diretor médico da Santa Casa de Maceió, o pneumologista Arthur Gomes Neto, divulgou um vídeo alertando sobre avanço da pandemia e o risco de colapso como aconteceu no Amazonas.
Com a pandemia crescendo de novo, até escolas particulares tiveram que suspender as aulas presenciais porque alunos foram diagnosticados com a Covid.
MARÇO
A pandemia piorou ainda mais em março, quando o governo de Alagoas passou a suspender as flexibilizações que tinha autorizado no final de 2020, até regredir todo o estado para a fase vermelha do Protocolo de Distanciamento Social Controlado.
No mesmo mês, a Maternidade Escola Santa Mônica, referência no atendimento a gestantes de alto risco no estado, registrou infecção pelo coronavírus em ao menos 15 bebês, todos em estado grave. Uma ala inteira foi isolada para pacientes com confirmação ou suspeita da doença.
Idoso em moto apresenta CNH de Padre Cícero; veja essa e outras histórias de CNHs bizarras
No interior de Alagoas, a fé e a ingenuidade de um idoso repercutiram em todo o país. O homem de 62 anos foi parado em uma blitz de trânsito na AL-210, em Paulo Jacinto, e apresentou uma "carteira de habilitação" com nomes e fotos de Frei Damião e Padre Cícero. Ao ser informado de que a carteirinha dos religiosos não valia, o idoso explicou que comprou a "CNH" em Juazeiro do Norte (CE) e que o vendedor disse a ele que o documento era válido em todo o território nacional.
ABRIL
O incrível Hulk, que já salvou o mundo várias vezes, não foi páreo para o trânsito de Maceió. Um ator que interpretava o herói nos semáforos da cidade foi atropelado por um carro na Avenida Durval de Góes Monteiro. Ele foi socorrido para o hospital, todo pintado de verde e usando somente short, mas sofreu apenas ferimentos leves.
As águas de março caíram em abril neste ano. Na primeira quinzena do mês, uma forte chuva em Maceió causou danos e prejuízos em vários bairros. Muitas ruas da capital ficaram alagadas e houve ao menos 16 deslizamentos de barreiras, mas sem vítimas graves.
Em meio à crise por causa da pandemia, a solidariedade também foi destaque em Alagoas. Um restaurante recebeu pedido em app de delivery para que o lanche fosse doado. O cliente tinha pedido um combo que contém um sanduíche, batatas fritas e um copo de 300 ml de suco de laranja e escreveu a seguinte mensagem na observação do pedido: “Esse pedido não é pra mim. Gentileza, doar para alguém que precisa. Vamos ajudar quem está na rua passando fome”.
MAIO
Em Maceió, Bolsonaro diz que CPI da Covid tem 'vagabundo inquirindo pessoas de bem'
O mês de maio foi marcado pela visita do presidente Jair Bolsonaro a Alagoas, quando o Senado Federal dava andamento à CPI da Covid para investigar sua conduta no enfrentamento à pandemia. Durante um evento oficial na capital, Bolsonaro disse que o que acontece na CPI 'é um crime', com 'vagabundo inquirindo pessoas de bem'. O relator da CPI era o senador Renan Calheiros (MDB-AL).
No mesmo mês, Bolsonaro sugeriu uma investigação contra o filho do senador, o governador Renan Filho (MDB), para apurar supostos desvios de recursos públicos em Alagoas durante a pandemia. O governador respondeu que isso seria "uma retaliação à própria CPI da Covid".
Declarações polêmicas à parte, os índices da pandemia foram melhorando e o Estado relaxou algumas restrições, autorizando a reabertura de cinemas, teatros e museus, fechados há mais de um ano.
JUNHO
Uma ação policial terminou com a morte de sete homens suspeitos de tentar assaltar uma agência bancária. Segundo a polícia, houve um confronto em Igreja Nova, durante operação para prendê-los. Três suspeitos acabaram mortos próximo ao banco e os outros fugiram, mas foram interceptados em Sergipe, onde quatro deles foram mortos.
Um post do então secretário de Turismo de Maceió sobre suástica resultou na sua demissão. Ricardo Santa Ritta escreveu que achava que a liberdade de expressão permitisse usar o símbolo do movimento nazista alemão, cujo governo matou milhões de pessoas e levou à Segunda Guerra Mundial. O comentário foi feito no Twitter depois que um homem utilizando uma braçadeira com a suástica foi expulso de um shopping em Caruaru. Seu post viralizou, gerou uma enxurrada de críticas na internet e, no dia seguinte, a Prefeitura comunicou o seu desligamento.
Prefeitura anuncia saída do secretário de Turismo de Maceió após post sobre suástica
JULHO
Uma tragédia provocada pela irresponsabilidade de um motorista bêbado deixou duas famílias em luto em Maceió. Sérgio Praxedes invadiu a contramão na Av. Fernandes Lima, matou atropelados dois motociclistas e deixou ferida a esposa de um deles, que ia na garupa. O motorista do carro foi preso e autuado por homicídio culposo e lesão corporal culposa. Ele continua preso, aguardando julgamento.
A crise financeira no Brasil ganhou rosto quando uma idosa viralizou ao chorar por causa dos preços altos dos alimentos. A aposentada Suzete Maria da Silva não segurou as lágrimas durante uma entrevista no caixa do supermercado e emocionou muita gente no país inteiro. Ao g1, após a repercussão da primeira entrevista, ela disse que mantém esperança: 'O brasileiro não pode morrer de fome'.
Idosa lamenta alta de preços e diz que tem que selecionar alimentos para conseguir comer
Outro caso de repercussão nacional teve início com as denúncias de tutores de cães e gatos de que seus animais de estimação tinham sido mortos em uma clínica veterinária em Maceió. Ao passo que a investigação avançava, os responsáveis pelo Hospital Veterinário do Trabalhador (HVT) foram indiciados por estelionato e maus-tratos. Eles negam as acusações.
O momento fofura ficou por conta do pequeno Marcos, de 4 anos. Fã de Bob Esponja, ele se emocionou ao receber um lanche com uma cartinha do 'Seu Sirigueijo'. Atendendo ao pedido de uma prima dele, uma hamburgueria de Maceió enviou a caixa da batata frita com uma ilustração do Bob Esponja e ainda escreveu uma cartinha especial assinada pelo "Seu Sirigueijo", dono do "Siri Cascudo", restaurante do desenho animado preferido da criança. A alegria do Marcos foi filmada e o vídeo viralizou nas redes sociais.
AGOSTO
Agosto foi um mês de luto no entretenimento e na política. Na primeira semana do mês, faleceu a sogra do humorista Carlinhos Maia, mãe do marido dele, o influencer Lucas Guimarães. Telma Guimarães havia passado por uma cirurgia cardíaca e estava em observação na UTI de um hospital particular, mas não resistiu.
Morre aos 90 anos o ex-senador e ex-deputado João Lyra
Na semana seguinte, João Lyra morreu aos 90 anos. O ex-senador, ex-deputado federal por Alagoas e empresário estava há semanas internado por causa de uma broncoaspiração, que acontece quando o alimento entra pelas vias aéreas. João Lyra vinha enfrentado problemas de saúde nos últimos meses, foi diagnosticado com Covid, teve pneumonia e passou por uma cirurgia de apêndice.
SETEMBRO
Um assunto bastante conhecido dos alagoanos desde 2018 ganhou destaque especial em setembro deste ano. A reportagem especial do g1 sobre o afundamento do solo em Maceió mostrou que o fenômeno provocado pela mineração pode durar até 10 anos. Com mais de 14 mil imóveis condenados, bairros inteiros se tornaram cidades fantasmas.
Entenda como a mineração provocou em Maceió a maior tragédia urbana do mundo
No Benedito Bentes teve Don Juan beijando a mão da mocinha, mas não era amor, era cilada. Um assaltante entrou em uma padaria, roubou todo o dinheiro do caixa e se despediu com um beijo na mão da atendente do caixa antes de ir embora. Toda a ação foi filmada por câmeras de segurança do estabelecimento. O beijoqueiro não foi localizado, mas o comparsa dele no assalto acabou preso horas depois.
Meses após ter postado em uma rede social que estava orando pela morte do ator e humorista Paulo Gustavo, quando ele ainda estava internado na UTI com Covid, o pastor José Olímpio, da Assembleia de Deus de Alagoas, foi denunciado pelo Ministério Público (MP-AL) pelo crime de homofobia, que no Brasil é tipificado como racismo. Paulo Gustavo morreu aos 42 anos, no dia 4 de maio. Depois da repercussão negativa, José Olímpio divulgou uma nota se desculpando pela atitude.
Ladrão beija mão de atendente de caixa após assaltar padaria em Maceió
OUTUBRO
Um susto em Arapiraca no mês de outubro! Um homem de 35 anos retirava seu carro da garagem quando atropelou o filho de 1 ano e 10 meses e por pouco não passou por cima da criança. Felizmente, o menino sofreu apenas um arranhão no joelho. A situação foi filmada por câmera de segurança e o vídeo viralizou nas redes sociais.
Em outra cidade do interior, São Jose da Tapera, dois funcionários de uma lanchonete foram agredidos por um cliente que tentava comprar cervejas fiado. Durante a briga, o homem mordeu e arrancou um pedaço da orelha esquerda do chapeiro, um jovem de 20 anos. Meses depois, o agressor foi denunciado à Justiça pelo MP-AL.
E uma fraude descoberta pela polícia em provas dos concursos públicos da Polícia Civil, Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros resultou na prisão de 12 pessoas em Alagoas e mais três estados. A Operação Loki descobriu que criminosos fraudavam as provas por meio de pontos eletrônicos e envio de SMS. Os três concursos foram cancelados, o que provocou vários protestos dos aprovados. Uma decisão judicial, porém, determinou a retomada do concurso dos bombeiros de onde havia parado, mas os das polícias terão que recomeçar do zero.
NOVEMBRO
Câmera de ônibus gravou assassinato durante briga por uso de máscara em Maceió
Um equipamento que deveria servir para nos proteger acabou gerando uma discussão fatal dentro de um ônibus em Maceió. Um passageiro foi assassinado ao brigar com outro homem que subiu no coletivo sem máscara de proteção contra o coronavírus, o que é obrigatório na cidade. O gari Renilson Freire de Souza, 38 anos, foi esfaqueado e não resistiu. O criminoso chegou a fugir, mas foi preso horas depois e confessou. A briga foi filmada pela câmera de segurança instalada no ônibus.
Quase 10 anos de espera. Esse foi o tempo que a família da Roberta Dias teve que esperar para finalmente sepultar os restos mortais da jovem que foi sequestrada e assassinada quando estava grávida, em 2012. O corpo dela ficou anos desaparecido, até que a sua ossada foi encontrada em abril deste ano. O velório foi realizado em Penedo e o sepultamento em Piaçabuçu, onde foi realizado um cortejo em sua homenagem. São acusados do crime Mary Jane Araújo Santos e Saullo de Thasso, mãe e amigo do ex-namorado de Roberta Dias. Eles ainda não foram julgados e respondem ao processo em liberdade.
Ainda em novembro a indígena de Pariconha Elâine Souza foi eleita Miss Brasil 2021. O concurso aconteceu na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul e foi transmitido para todo o país pelas redes sociais. A modelo é da etnia Katokinn e também afrodescendente. Ela tem 20 anos, estuda psicologia e conquistou a vaga para representar o país no concurso Miss Internacional.
Alagoana eleita Miss Brasil 2021 desembarca no Zumbi dos Palmares após concurso
DEZEMBRO
Crimes que revoltaram o Brasil aconteceram em dezembro em Alagoas. O cantor sertanejo Rodolfo Santoro foi preso por estuprar a enteada dos 4 anos até os 14 anos. A polícia informou que, ao ser preso, ele disse que agiu sob efeito de drogas. O abuso foi denunciado pela mãe da adolescente, depois de a filha relatar os crimes a ela. A vítima disse que deixava até de comer para ficar "magra e feia", em uma tentativa de evitar os estupros cometidos pelo padrasto.
Outro crime de repercussão nacional foi uma festa realizada irregularmente em uma piscina natural localizada na Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais, considerada a maior unidade de conservação federal costeiro-marinha do Brasil. Vídeos mostram dezenas de pessoas bebendo e cantando aglomeradas no mar, com embarcações ao redor. O MPF recomendou ao ICMBio e ao IBAMA que reforcem as fiscalizações na região para coibir esse tipo de irregularidade. O ICMBio identificou os organizadores e evitou que uma nova festa irregular acontecesse.
Homofobia também foi registrada em dezembro. A pastora Odja Barros, da Igreja Batista do Pinheiro, foi ameaçada de morte após celebrar um casamento homoafetivo entre duas mulheres. A polícia conseguiu identificar o autor das ameaças, que confessou os crimes.
O ano também foi de histórias inspiradoras, como a de Suham Torres de Albuquerque, mulher trans alagoana de 69 anos. Ela conseguiu resistir ao preconceito, à ditadura militar e à baixa expectativa de vida para travestis e transgêneros, que é de apenas 35 anos, e atualmente é dançarina e artista plástica em Maceió.
E quem esperava um 2022 sem pandemia, vai se frustrar. Com o surgimento de uma nova variante do coronavírus, a ômicron, e o surto de gripe Influenza em diversos estados brasileiros, as festas públicas de réveillon foram canceladas. Maceió manteve apenas a queima de fogos, que vai ser realizada em sete pontos da cidade.
Mulher trans, Suham Torres faz apresentações de dança aos 69 anos
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL