loteria

Alunos da rede Municipal de Porto de Pedras, fazem replantio em área do Bandeira Azul

Por Naldo Cerqueira em 22/12/2021 às 12:31:10
Ascom Educação (Naldo Cerqueira)

Ascom Educação (Naldo Cerqueira)

Crianças envolvidas no projeto Golfinho, da prefeitura de Porto de Pedras, participaram do replantio da restinga em parte da área da praia do Patacho, onde está hasteada a Bandeira Azul. Essa foi uma das atividades do projeto que, durante uma semana, reuniu mais de 150 crianças em atividades extra curriculares e dentro de todos os protocolos de segurança de saúde. Porto de Pedras, além de selo Bandeira Azul também está certificada com o selo Safe Travels.

A aula ficou por conta do Professor e Coordenador pedagógico, da Secretaria Municipal de Educação, Valnei Galindo explicando aos alunos o porquê devemos preservar a Caatinga que tem como principal característica o fato de ser o único bioma exclusivamente brasileiro. Mesmo assim, estudos divulgados pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade do Cerrado e Caatinga (CECAT) alertam que esse é o domínio florestal menos conhecido cientificamente da América do Sul, tanto em termos geográficos quanto em observações biológicas. De toda forma, à medida que as pesquisas sobre o bioma avançam, mais se descobre que ele é um ambiente natural mais rico em biodiversidade do que se pensava.

Embora tenha uma grande importância para as condições naturais da região do Nordeste brasileiro, a caatinga vem sendo desmatada sobremaneira ao longo dos últimos anos. Segundo pesquisas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, cerca de 45% dos 734.478 km² originais de sua vegetação foram desmatados até o ano de 2010. No ano de 2015, um estudo mais aprofundado revelou que há uma proporção de 40% de Caatinga Preservada para 45% de Caatinga Degradada, 7,2% de Solo Exposto, 6,5% de lavoura e 0,7% de corpos d"água. Entre as áreas degradadas, cabe destaque para o espaço nos territórios do Alagoas, Ceará, Bahia e Pernambuco.


O envolvimento das crianças no replantio é uma das ações da secretaria de Educação que já incluiu a disciplina meio ambiente na grade pública para aproximar os alunos das discussões ambientais, apresentando a eles a restinga e como o homem altera as suas características.

Estudar a vegetação que cresce em meio à areia das praias brasileiras, dividindo espaço com conchas e siris, é uma das exigências do programa Bandeira Azul. A cobertura vegetal das áreas de restinga está desaparecendo e precisa ser conservada. As plantas desse ecossistema já cobriram toda a faixa costeira brasileira, nos 17 estados litorâneos.

A Praia do Patacho, em Porto de Pedras foi a única alagoana a receber o selo. Hoje é a 23ª a ter uma certificação tão importante em todo o mundo.

Comunicar erro

Comentários