Personalizados
Personalizados
maragogi propagandas
NCN
PROPAGANDA NALDO
Portal de Japaratinga

Alagoas tem a terceira menor taxa de transmissão do coronavírus do Brasil

Por Naldo Cerqueira em 02/12/2021 às 12:43:42
Estado marcou taxa de 0,81 nesta semana. Índice representa o número médio de pessoas contaminadas por cada infectado pelo vírus. Rastrear as mutações do vírus é fundamental para combater a pandemia de Covid-19

Getty Images via BBC

A taxa de transmissão (Rt) do coronavírus em Alagoas continua em queda e atingiu índice de 0,81 na última semana, a terceira menor do país, de acordo com dados da plataforma Covid-19 Analytics divulgados na quarta-feira (1º).

O índice alagoano continua abaixo da média nacional (0,91). Pelo último cálculo, Alagoas fica atrás apenas do Paraná (0,8) e do Distrito Federal (0,76).

Simbolizado por Rt, o "ritmo de contágio" é um número que traduz o potencial de propagação de uma doença: quando ele é superior a 1, cada infectado transmite a doença para mais de uma pessoa e a doença avança. Quando é menor, ela recua.

O cálculo da taxa Rt (transmissibilidade ) é realizado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/Rio) e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), de São Paulo.

“Quando essa taxa é igual a 1, significa que 100 pessoas infectam outras 100 pessoas. A taxa de 0,81 quer dizer que 100 pessoas infectam outras 81. E é importante que essa taxa se mantenha abaixo de 1 para a contenção do surto”, disse o superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Herbert Charles Barros.

LEIA MAIS:

O que explica queda abrupta de casos de Covid-19 na América do Sul e no Brasil

No dia 23 de novembro, a taxa Rt em Alagoas marcava 0,92. No início da pandemia, em 2020, esse número já chegou a 3,47. O que significa que 100 pessoas infectadas transmitiram o vírus para outras 347 pessoas.

Vacina e Covid-19: Preciso usar máscara e evitar aglomerações mesmo depois de vacinado?

Seguir com as medidas de proteção

Hebert Charles ressalta que para a taxa Rt permanecer em queda é preciso que as medidas preventivas continuem sendo tomadas pela população.

“O comportamento da sociedade influencia no aumento ou na diminuição da taxa Rt. Então, é necessário que a população se proteja contra o novo coronavírus, mantendo o distanciamento social, usando máscara e higienizando as mãos para que esse número se mantenha abaixo de 1”, disse.

Um dos fatores que contribuiu para a queda na transmissão do vírus em Alagoas foi o aumento de pessoas vacinadas no estado, principalmente as que completaram o esquema vacinal.

Ômicron: o que se sabe sobre nova variante detectada na África do Sul

Veja os vídeos mais recentes do g1 AL

Confira outras notícias da região no g1 AL
Comunicar erro
LOTERIA MARAGOGI
Portal de Japaratinga

Comentários

Personalizados
Portal de Japaratinga