loteria

Arsal cancela faturas de moradores afetados pelo desabastecimento de água em Maceió

Por Naldo Cerqueira em 24/11/2021 às 20:42:53
Suspensão do pagamento vale para fatura do mês de outubro e até quando o serviço for normalizado. Quem já efetuou o pagamento será ressarcido pela BRK. Arsal cancela faturas de moradores afetados pelo desabastecimento de água em Maceió

Os moradores afetados pelo desabastecimento de água na parte alta de Maceió terão o pagamento das faturas cancelado a partir do mês de outubro e até que o serviço seja normalizado. A decisão foi tomada pelo colegiado da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal) nesta quarta-feira (24) e será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).

Os consumidores que já efetuaram o pagamento de qualquer período citado deverão ser ressarcidos pela BRK Ambiental.

Além do cancelamento das faturas, a Arsal também determinou que a concessionária reforce as medidas emergenciais, aumente o fornecimento de carros-pipas e caixas d"águas comunitárias e dê prioridade ao abastecimento das residências com moradores idosos e portadores de necessidades especiais.

A agência reguladora solicitou o mapeamento do fornecimento, com dia, horário e local, além da ampla divulgação do calendário.

Em outubro, o rompimento de uma adutora do Sistema Aviação, na Área de Proteção Ambiental (APA) do Catolé, operado pela Casal, prejudicou o abastecimento de água na parte alta de Maceió. No início de novembro, foi feita uma manutenção emergencial e novamente houve a interrupção na distribuição de água em algumas localidades da capital.

Os conjuntos Santa Maria, Aprígio Vilela e Eustáquio Gomes tiveram impacto direto com a paralisação dos serviços e estão há mais de 30 dias, ininterruptos, com deficiência no abastecimento de água.

Durante o período de cancelamento das faturas, a leitura dos hidrômetros deverá ter continuidade na região afetada para registrar o consumo de cada ciclo, e assim não ocorra acúmulo de consumo, quando o abastecimento de água for normalizado.

A Arsal informou ainda que a solução definitiva do abastecimento de água está em andamento e está fiscalizando as medidas para dar celeridade à obra.

Moradores fazem protestos

Inconformados com a falta de água, moradores do Conjunto Estáquio Gomes interditaram a principal via de acesos ao bairro e um trecho da BR-104, na primeira semana de novembro, em protesto contra a falta de água na região. Segundo os manifestantes, o problema já durava mais de 30 dias.

Moradores do Aprígio Vilela, em Maceió, também fizeram protesto contra a falta de água. Eles atearam fogo em pneus e fecharam as duas vias da Eco Via Norte.

Uma moradora do Conjunto Estáquio Gomes decidiu tomar banho de cuia no meio da rua como forma de protesto contra a falta de água. Em vídeo gravado (assista abaixo), ela narra que tem sido difícil ficar sem água. Caixas d'água foram instaladas nas ruas como medida paliativa até que o problema seja solucionado.

Moradora do Eustáquio Gomes, Maceió, toma banho na rua em protesto pela falta de água

Arsal cancela faturas de imóveis atingidos pela falta de água em Maceió

Ascom Arsal

Veja os vídeos mais recentes do g1 AL

Veja mais notícias da região no g1 AL
Comunicar erro

Comentários