Personalizados
Personalizados
maragogi propagandas
NCN
PROPAGANDA NALDO

Ufal inicia semestre letivo 2021.1 na terça-feira com ampliação das aulas presenciais para novos cursos

Por Naldo Cerqueira em 15/10/2021 às 12:54:25
Universidade suspendeu atividades presenciais em março de 2020 por causa da pandemia do coronavírus e adotou aulas online. Retomada gradativa às práticas presenciais começou com alunos residentes de medicina há um ano. Ufal inicia semestre letivo de 2021.1 na terça-feira no formato online, em Maceió, Alagoas

Suely Melo/G1

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) inicia na próxima terça-feira (19) o semestre letivo 2021.1 no formato híbrido. O calendário, que foi aprovado pelo Conselho Universitário, ainda conta com a maioria das aulas online, mas as aulas presenciais vão ser ampliadas para disciplinas práticas de novos cursos.

As atividades presenciais foram suspensas por causa da pandemia do coronavírus no dia 16 de março de 2020. A partir daí, a Ufal passou a adotar aulas totalmente online. Há cerca de um ano, começaram a ser retomadas gradativamente as práticas presenciais com os alunos residentes de medicina.

Agora, a retomada vai contemplar disciplinas de outros cursos que também utilizam laboratório.

“O formato que vinha sendo ampliado para as engenharias e para as ciências agrárias, será ampliado também para atividades práticas dos estudantes de odontologia, nutrição, serviço social, enfermagem, psicologia e outras áreas”, disse o pró-reitor de graduação, Amauri Barros.

De acordo com Barros, há um planejamento para ofertar também os estágios supervisionados das áreas da licenciatura, que acontecem nas escolas de forma presencial.

“O semestre é essencialmente de forma remota, mas as disciplinas de cunho prático acontecem de forma presencial, com as devidas autorizações do colegiado de curso, do conselho da unidade e com protocolo de biossegurança”, confirmou o pró-reitor.

Autorização para aulas presenciais em Alagoas

As aulas presenciais em Alagoas foram autorizadas pelo Protocolo de Distanciamento Social Controlado desde que os índices da pandemia do coronavírus apresentaram indícios de controle do contágio.

A maioria das escolas e universidades, contudo, vêm adotando formato híbrido, com atividades presenciais e não presenciais, com 50% dos estudantes matriculados em cada turma, com revezamento semanal de alunos.

O governo do Estado deu permissão para o retorno das aulas 100% presenciais na rede de ensino estadual para as turmas do 5º e 9º anos do ensino fundamental e para o 3º ano do ensino médio. O anúncio foi feito no dia 25 de setembro e cada gestor tem autonomia para decidir quando isso vai acontecer.

VÍDEO: Entenda o que é o ensino híbrido

VÍDEO: Entenda o que é o ensino híbrido

Veja os vídeos mais recentes do g1 AL

de para os estudantes e odontologia e nutrição. saúde e para os internatos da medicina desde outubro do ano passado, e vinham sendo ampliadas para outras áreas.

Veja mais notícias da região no g1 AL
Comunicar erro
LOTERIA MARAGOGI

Comentários

Personalizados